Obras: Motoristas vivem expectativa sobre construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas
As obras da nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas continuam em ritmo constante. Após o serviço de terraplanagem da área, as obras continuam concentradas na instalação das estacas que darão sustentação à ponte e será a terceira sobre o rio Itacaiúnas, ligando os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. As ações acontecem nas duas margens do rio, na Folha 33 e no bairro Vale do Itacaiúnas.
Ao todo, serão 64 estacas, sendo 40 no solo e 24 no leito do rio. As estacas no solo têm 1,20 metros de diâmetro e as no leito do rio são de 2 metros de diâmetros, com aproximadamente 15 metros de profundidade do solo até a rocha. Até agora foram colocadas oito estacas no solo e já foi iniciada a instalação das primeiras estacas que ficarão dentro do rio.
“Estamos iniciando a parte que é dentro do rio, que são as principais onde terá o pilar de sustentação maior da ponte. A segunda parte da obra se inicia, somente, posterior à cravação de todas as estacas que é um processo longo. Começa, então, a montagem da ponte, onde serão colocadas as longarinas e as damas de apoio”, explica o engenheiro da Sevop Saulo Almeida.
Para o motorista João Moraes, a expectativa para construção da nova é grande. Ele transita diariamente pelo local e diz que a ponte era uma reivindicação da população. “Para gente que é motorista é excelente. Era uma reivindicação nossa. A cidade toda já estava necessitada. Quanto trânsito aperta temos mais acidentes, então deve melhorar tudo, tanto o fluxo, como a segurança”, comenta.
A Alvany de Sousa transita pela Transamazônica, diariamente, no horário de almoço e faz coro ao discurso do colega. “Vai ser muito bom. Quando estiver pronto o trânsito vai fluir bastante, na hora do almoço e do pico vai aliviar muito. Vai melhorar muito a vida da gente”, complementa.
O Erivaldo Araújo diz que essa é uma das obras mais importantes que a cidade já recebeu. “Ponte importante, que tira a cidade do atraso nesse quesito. Graças a Deus, agora, a obra vai sair de verdade. Melhorará 100% para mim que trabalho com trânsito. O fluxo fica só aqui na Transamazônica, agora vai desafogar. Agradeço os governantes que estão fazendo acontecer”, conclui.
A ponte terá 524 metros de comprimento e 12 metros de largura, com 1,85 metros de faixa de passeio. O objetivo do empreendimento é desafogar o tráfego entre os dois núcleos, que tem apenas uma via de entrada e saída, na Rodovia Transamazônica.
O valor da obra está avaliado em R$ 103.890.195,46. Desse montante, R$ 53 milhões são provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Marabá e o restante do Governo do Estado. À Prefeitura de Marabá caberá a manutenção das demais despesas, como também os serviços de infraestrutura nas vias de acesso até a cabeceira da ponte, nas duas margens do rio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Wilielton Amaral / Sara Lopes