Fala Povo: Moradores da Folha 25 celebram chegada de drenagem e pavimentação
Em vários pontos da cidade, as obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação vêm melhorando a vida dos moradores. Na Folha 25 não é diferente. São cinco vias que recebem pavimentação em concreto armado.
Ivanilde Silva de Souza, 60 anos, já mora há 12 anos no local e diz que é a realização de um sonho.
“Eu cheguei aqui em 2011 e essa rua aqui era bem feia. Não tinha aterro, era muita lama no inverno e no verão, até o ano passado, era muita poeira. Mas agora, em 2024, vai ser um ano muito melhor, porque estamos chegando com essa melhoria para nós. Eu tenho certeza que vai só melhorar daqui para frente”, comenta.
Outra frente de trabalho da Sevop atua na instalação de tubulação para captar a água despejada pelos esgotos residenciais, na via de acesso à Folha 25. O serviço é executado com tubos PVC e a instalação de manilhas a cada 30 metros, que servem como filtros e facilitam a limpeza da rede. A rede contará com 1600 metros, atendendo as duas mãos da via.
Além disso, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) instalou 26 manilhas de 1.500 milímetros na grota que corta o bairro, melhorando o escoamento da água da chuva e a mobilidade no perímetro.
Ivanilde conta que nos anos anteriores a casa dela sempre alagava e que a obra veio para consertar essa situação. “O ano passado essa casa aqui da parte de baixo entrou água três vezes. Só nas primeiras chuvas. Esse ano, com esse trabalho que estão fazendo, com certeza vai passar toda a água. E não vamos ter aquele problema que a gente tinha, das águas invadirem nossas casas, né? Não só a minha, como dos vizinhos aqui. Estamos todos de parabéns com esse trabalho que a Prefeitura está fazendo”, complementa Ivanilde.
Entre as ruas que recebem o serviço estão as ruas São Pedro, 28 de Janeiro e Ipê Amarelo, que ficam no entorno da Escola Municipal Mário Antônio Alves da Silva. As vias atendidas com a pavimentação somam mais de 920 metros de extensão. Atualmente, as equipes atuam na conclusão de pavimentação e instalação de meio-fio. A via recebeu o serviço de drenagem das águas pluviais por se localizar nas proximidades do canal.
O Secretário de Viação e Obras Públicas Fábio Moreira explica sobre a regra para calçamento em áreas por onde há lençol freático.
“A gente observou principalmente nos lugares onde tem um lençol freático, o nível da água é muito alto, e que o pavimento de asfalto não estava tendo a durabilidade esperada, então o prefeito decidiu mudar para o concreto e a gente padronizou em vários núcleos e isso vai gerar maior durabilidade. A gente ainda utiliza o concreto armado, que dá mais resistência e vai deixar a via muito mais durável”, esclarece Fábio Moreira, titular da Sevop.
A pavimentação em concreto ocorre em diversas vias da cidade, e em todos os núcleos, levando qualidade de vida à população. Inclusive a do Lucivaldo Abreu Rodrigues, 53 anos.
“Graças a Deus estas obras chegaram e está bem adiantado o trabalho, está sendo bem feito. Isso é um sonho! Tinha de chegar na nossa Folha. Aqui para a gente chegar era muito difícil, muita lama. Agora está sendo realizado o sonho de todos, que é o calçamento aqui na nossa Folha. Somos muito gratos, primeiramente a Deus e depois aos gestores que estão fazendo o trabalho. Sentimento de muita alegria”, comenta Lucival que já mora há 15 anos no local.
A pavimentação em concreto ocorre em diversas vias da cidade, e em todos os núcleos, levando qualidade de vida à população.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes