Semed: Milhares de famílias comparecem às escolas municipais no Dia D
As escolas municipais de Marabá abriram as portas às famílias, no sábado, 07, marcando o retorno do Dia D da Família na Escola, um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob orientação do Ministério da Educação. O objetivo é fortalecer o vínculo entre família e escola, fazendo com que os responsáveis pelos alunos conheçam um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, tornando-se co-responsáveis pela aprendizagem dos alunos. O evento não acontecia há dois anos por conta da pandemia, o que até gerou o tema desta edição: “Recomeçar”. Além disso, as escolas aproveitaram a data para a comemoração pelo Dia das Mães.
A secretária de educação Marilza Leite e o secretário adjunto Valmir Moura acompanharam de perto o momento especial. “Nós queremos nos manifestar conquistando, sensibilizando a sociedade da importância de acompanhar, integrar, participar das atividades pedagógicas e socioeducativas das mais de 200 escolas do município de Marabá. Estamos aqui para mostrar aos responsáveis, a importância da participação deles. Nós temos o poder para ter êxito na recomposição da aprendizagem, depois de aulas on-line, do ensino remoto, temos de contar com a participação dos responsáveis. Essa parceria é de suma importância para que isto aconteça”, enfatiza.
O colorido dos Núcleos de Educação Infantil no Dia D
No Dia D da Família na Escola, embora tenham de seguir o tema gerador, cada unidade de ensino tem autonomia nas apresentações dos trabalhos pedagógicos. Nas entradas das escolas, a saudação de bem-vindos foi unanimidade. No Núcleo de Educação Infantil (NEI) Arco-íris, na Velha Marabá, além das exposições dos trabalhos em sala de aula, os pais puderam prestigiar as apresentações dos pequenos. Marcos Azevedo e a Raiane, pais de Ana Laura, de 3 anos, ficaram encantados com o que presenciaram.
“Um momento onde a escola tem grande interação com as famílias, onde todas famílias passam a conhecer os professores, as estruturas das escolas, então é um momento ímpar, onde a interação é o grande marco entre escola, comunidade e família. A apresentação foi ótima, linda, a escola tá de parabéns”, disse Marcos.
Um pouco mais adiante, no NEI Deodoro de Mendonça, no Bairro Francisco Coelho, a programação incluiu participação de artistas como o Mestre Zequinha, dentre outros, e teve a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE). “Esse evento é muito importante para a escola trazer a família e a comunidade para perto da gente, para que eles possam ter consciência do papel fundamental da parceria família e escola”, comenta feliz a gestora Josiane Lima.
A equipe do posto de saúde Demósthenes Azevedo ofertou serviços de saúde para a comunidade, como palestras, dentre outros. “A parceria acontece anualmente, dentro do PSE, onde fazemos a cobertura de algumas escolas da Marabá Pioneira pactuadas com a nossa unidade. Basicamente a gente traz antropometria [medida das dimensões físicas de uma pessoa], para depois fazer uma análise do estado nutricional das crianças. Também trazemos as vacinas do calendário vacinal. Hoje temos as vacinas tríplice viral e da gripe para ofertar tanto para as crianças quanto para os pais”, destaca Rosangela Martins, gerente da UBS.
Lídia Furtado, avó da Helen Safira, 5 anos, aluna do NEI Deodoro, gosta de participar da educação da neta e marcou presença. “Eu vim por causa da minha neta. É importante, é bom a família está participando, está atuando também na educação”, observa.
Escolas do Ensino Fundamental usaram muito da criatividade para receber as famílias
Na Nova Marabá, uma das escolas que teve extensa programação foi a EMEF Anastácio de Queiroz, na Folha 16. O pátio ficou lotado com a participação de país e alunos para o momento cultural. Teve exposições de trabalhos artísticos contra o abuso sexual e de outros temas relevantes como o empoderamento feminino, apresentações de palhaço, quadrilha junina, mas também serviços de saúde do PSE e testes rápidos ofertados pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA). De acordo com a gestora Mariluce Leal, foram 30 dias de preparação.
“Foi o público que a escola estava esperando, realmente aconteceu o Dia D, dia de acolher a família na escola. Estamos muito felizes com os trabalhos apresentados aqui hoje, e esse é o resultado do nosso esforço, do nosso trabalho. E não poderíamos deixar de lembrar da figura mais importante dentro da família, que é a mãe, e fizemos um espaço para homenagear as mães para que elas se sintam acolhidas na escola. Tivemos muitos parceiros, delegada, CTA, o PSE, uma companhia de dança, nos preparamos com antecedência para fazer acontecer”, ressalta a gestora.
A pedagoga Sandra Brandão, da turma do 5º ano, apresentou a comunidade dois projetos importantes trabalhados desde o início do semestre, um deles é a violência contra a criança retratado pelos alunos em pinturas e o semáforo do toque, onde a cor amarela indica alerta e a vermelha o perigo, para determinadas partes do corpo. “Para ter cuidado com as partes íntimas. Trabalhamos o coração da criança, elas têm um radar, porque às vezes não entendem quando estão sendo molestadas, assediadas, mas algo a deixa triste, e esse sentimento é que a criança tem de entender e comunicar ao adulto”, explica a professora.
Sofia Nunes, 10 anos, é uma das alunas que representou a violência através da pintura. Um homem tapando a boca de uma menina com uma mensagem Disque 100. Ela estava feliz com a participação da mãe e do sucesso do evento. “Eu quase não dormia de tanta ansiedade, participei do desfile, do coral, e da exposição”, descreve.
Vangleice Saraiva, mãe de Sofia, disse que há tempos participa das programações por entender a importância. “Foi um momento muito importante, foi em um sábado, deu para tirar um tempinho para prestigiar o que as crianças fazem na escola. Gostei, já faz tempo que meus filhos estudam aqui e a escola sempre faz trabalhos maravilhosos. Esta é a união que eles querem entre família e escola”, salienta a mãe.
Na Escola Pedro Peres, Morada Nova, o Dia D da Família foi marcado por atendimento de saúde, palestra com psicóloga sobre a importância da família, peça teatral organizada pelas professoras da Sala de Atendimento de Educação Especial, cujo tema foi autismo, além de homenagem e brindes das mães.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Divulgação Pedro Peres
Confira outras fotos: