Saúde: Farmácias polo vão agilizar entrega de medicamentos
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) entregará, ainda nesses seis meses iniciais do ano, a primeira farmácia polo de Marabá, que visa descentralizar a distribuição de medicamentos pela rede municipal de saúde. O projeto piloto iniciará no Partage Shopping.
A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DEMAC) da SMS, Sheila Macedo, explica que as medicações a serem distribuídas fazem parte da lista dos remédios que são entregues junto às Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Integradas (CEI) e hospitais municipais.
“Então, aquela medicação que é entregue no posto de saúde vai ser centralizada nessas farmácias. Quando o usuário passar pelo atendimento médico, vai ser referenciado para essas farmácias polo. Todo atendimento, quando a gente fala de medicamento dentro do nosso município, seja voltado para uma especialidade clínica ou até dentro da atenção básica, vai ser referenciado a essa farmácia polo”, explica a diretora.
Serão cinco farmácias polo, uma em cada núcleo do município. Já o funcionamento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Cada unidade contará com um farmacêutico e quatro atendentes. A equipe atuará na orientação e entrega de medicamentos.
Além disso, os sistemas das farmácias estarão conectados ao do almoxarifado da Secretaria de Saúde para haver maior controle. A unidade do Shopping Partage cobrirá as áreas dos postos de saúde Enfermeira Zezinha, Hiroshi Matsuda e Mariana Moraes, por exemplo. Vale ressaltar que pessoas de outras áreas e que estejam em trânsito poderão realizar a retirada de medicamentos.
Segundo a titular da SMS, Mônica Borchart, o projeto das farmácias polo é desenhado desde 2019. O objetivo é garantir maior agilidade e comodidade ao usuário uma farmácia com todos os medicamentos disponibilizados na rede municipal de saúde.
“O projeto vem sendo desenvolvido desde 2019 e a gestão abraçou. O grande objetivo da farmácia polo é trazer comodidade para nossa população. Vamos ter profissionais qualificados, vai ter farmacêutico. Um exemplo, às vezes, não tem uma medicação, ele pode fazer a troca por outra medicação semelhante. Nosso grande objetivo é trazer uma maior eficiência e comodidade para nossa população”, pontua a secretária.
Outra ação importante dentro das farmácias polo será a entrega de medicamentos para pessoas que fazem tratamentos específicos. A parceria se dará com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes