Mab110: FCCM realiza 2º Giro Cultural no Museu Francisco Coelho
No próximo final de semana, como parte da programação do aniversário do município, acontece o 2º Giro Cultural no Museu Municipal Francisco Coelho, organizado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), com entrada gratuita.
Na sexta-feira, 28, a partir das 8h30, acontece um grande arrastão cultural com a apresentação de 20 Grupos do Divino Espírito Santo e dois Grupos de Santo Reis. Às 19h30, acontece o show das The Queens e do Grupo Fé no Canto, no palco montado em frente ao museu.
Já no sábado, 29, a partir das 8h30, é a vez das apresentações do Boi Marabazim e das Lendas Amazônicas, além de participações dos cantores Zé do Boi, Clauber Martins, Jorginho Ropha, Javier do Mar-y-abá e lançamento do livro infantil A Boiuna, de Airton Souza. À noite, os shows ficam por conta do Grupo Cabelo Seco, que toca Chorinho, e do Grupo Kukrádja, da FCCM, terminando com a apresentação do cantor paraense Nilson Chaves.
Dia 30, domingo, a partir das 8h30, acontece o lançamento do documentário e livro sobre os 30 anos de jornalismo de Mascarenhas Carvalho da Luz.
Para Vanda Américo, Presidente da FCCM, o Giro Cultural é um momento ímpar onde a comunidade e a equipe da fundação abraçam esse movimento de valorização e fortalecimento da cultura marabaense e suas diversas expressões com uma mensagem de preservação do meio ambiente.
“O projeto da Fundação Casa da Cultura é no sentido de fortalecimento da cultura popular, de resgatar esses movimentos, como do Divino, ajudando a fortalecer. Tem que dar visibilidade, a sociedade tem que ver a festa. A Fundação está propiciando o giro, um momento para que a gente possa mostrar que Marabá tem movimento das divindades, esse movimento que é cultural, uma cultura popular religiosa. Trazer esse jovem, essa geração, que não vivenciou isso, para compreender um pouco essa questão da cultura, da valorização. A pegada do giro é também uma pegada ambiental, da preservação, da conscientização. Vai ser um momento mágico, lindo”, pontua Vanda Américo.
Nos últimos ajustes para o giro, o Museu Municipal Francisco Coelho é um point cultural da cidade e recebe mais uma programação que promete atrair diversas pessoas. A diretora do museu, Wânia Gomes, ressalta a importância do espaço hoje para os movimentos culturais do município.
“O museu é hoje a maior referência cultural de nossa cidade. Serão três dias de festa, com todas as manifestações culturais da nossa região, do nosso povo. O lugar onde tudo isso acontece é muito privilegiado, no coração da cidade, no centro histórico, um lugar encantador. Hoje o museu, além de ser considerado um dos melhores do estado, um dos mais visitados, a cidade tem que se orgulhar porque é um monumento muito importante e um vetor cultural e educacional que só engrandece nossa terra”, destaca a diretora.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos