FCCM: Aulas de teatro na Praça da Juventude auxiliam na formação cidadã de crianças e adolescentes
A fada Sininho será o próximo papel interpretado pela Bianca de Souza, de apenas 11 anos, no musical “Salada de Fábulas”, espetáculo a ser apresentado por um dos grupos de teatro da Praça da Juventude, no KM 07, no dia 12 de outubro. Os ensaios acontecem duas vezes por semana e o elenco é formado pelos 14 integrantes, do grupo comandando pela sócio educadora Fátima de Carvalho.
Na Praça da Juventude, atualmente, existem 4 grupos de teatro, com atores a partir dos 05 anos de idade. A Bianca que desejava fazer balé foi matriculada no teatro pela mãe, nas aulas encontrou a oportunidade de desenvolver muitas habilidades. A pequena atriz está aprendendo sobre comunicação e expressão oral e corporal que ajudam na arte de falar em público, com ampliação do repertório oral, desenvolvimento da imaginação e de relacionamento em grupo. Ela já contabiliza duas apresentações desde que iniciou no curso, uma delas foi “Os balões que levam o Chaves”.
“Depois que comecei a fazer o curso mudou muitas coisas, a fala, comecei a conversar mais. Dá um frio na barriga, antes das apresentações. A gente fica nervosa na hora, mas depois fica tudo bem. Pretendo ficar até o final do curso”, afirmou a estudante.
O curso de Teatro na Praça da Juventude é feito por etapas com duração de um ano para cada uma delas. Fátima Carvalho lamenta ter em sua turma apenas um menino, já que o público masculino não tem se interessado tanto pelas atuações no palco, mas ainda assim, os encontros são marcados de alegria e progressos. “Aqui temos muitas crianças tímidas e o curso ajuda a acabar com essa timidez, elas já se comunicam bastante. Tá sendo muito produtivo.”, relatou a sócio educadora.
Como em todos os espaços da Praça da Juventude, os grupos de teatro, contam com uma boa estrutura para o desenvolvimento das atividades. A sala é climatizada, luzes próprias para teatro, equipamentos como mesa de som, microfones, caixas amplificadas e projetores.
Nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Teatro. Consta na história que o teatro surgiu no Brasil, no século XVI, introduzido pelo padre José de Anchieta, com o objetivo de catequizar os índios. Como forma de entretenimento, o teatro só surgiu a partir da chegada da família real, em 1808. Apesar de ter sofrido censura por aturar em questões sociais e políticas, nos dias atuais, a quinta arte, transforma vidas. Fátima e seus alunos comemoram a data com boas expectativas de um futuro próspero. “O teatro é uma arte muito importante pra mim e para todas essas crianças. E ainda temos vagas abertas, basta nos procurar”, comenta a Fátima.
Quem tiver interesse, basta procurar a Praça da Juventude, no KM 07, local gerenciado pela Fundação Casa da Cultura.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos