FCCM: Cantata na Árvore de Natal reúne centenas de pessoas para o espetáculo ao ar livre
“Vai começar, um brilho no ar. Que festa tão linda, você vai gostar. Vem, que está chegando o Natal. Vem, que está chegando o Natal”.
Enquanto o Natal não chega seguem as programações da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que mobiliza os alunos da cidade e leva o encanto de Natal para pontos turísticos da cidade.
Após a Cantata no Museu Municipal realizada na quinta-feira, 15, foi a vez da Árvore de Natal gigante, na entrada da Marabá Pioneira, receber os estudantes, professores e Banda Municipal e Walkimar Guedes, no dia 16, para as apresentações de fim de ano.
“Cada realização é uma emoção porque é a realização de um projeto que só cresce. O Projeto “Música em Todo Canto” está em vários bairros da cidade, dando a possibilidade daquela criança frequentar o curso de música, dando oportunidade de viver a cultura, a arte e tirá-las das ruas ou do tempo ocioso. A apresentação é um momento de realização e culminância deste trabalho”, comenta a presidente da FCCM, Vanda Américo.
Cerca de 650 jovens e adultos participaram da apresentação. Um deles foi Heitor Marazon, aluno do curso de flauta de sopro que iniciou as atividades na FCCM este ano. “Muito legal tocar no evento, criativo, gostoso. Emocionante tocar aqui e ver minha família me assistindo”, comenta o garoto. São atendidos 1500 alunos são atendidos no projeto de música da FCCM.
Sua tia, Juliana Marazom, conta que acompanhou a exibição pela primeira vez e adorou. “Estou adorando, muito boa a ideia, a cultura, o espaço que está sendo feito. Viemos a família toda e parabenizo o evento. Foi muito lindo”, completa.
Santana Alves da Costa conta que foi através de uma apresentação que decidiu inscrever o filho em um curso da FCCM. “Já tinha acompanhando antes a apresentação nos outros anos. Gosto muito porque influencia as crianças positivamente. Coloquei meu filho para participar depois de assistir aqui. Ele está no primeiro ano. Importante para ele cantar em público, ter essa influência boa”, reitera a mamãe.
O início da exibição foi marcado por queima de fogos que animou as crianças e adultos presentes no gramado. As luzes da Árvore de Natal também deram o tom, abrilhantando a festa e o clima natalino.
Jéssica Costa, 38 anos, ficou admirada com a atração. “Primeira vez que participo. A gente sempre passa pela árvore, mas nunca tinha vindo na exibição. Está tudo muito lindo, o coral foi incrível, a banda muito boa e ver tanta criança é muito bonito”, acrescenta.
Walkimar Guedes, maestro da Banda Municipal, celebrou o sucesso da apresentação. “É sempre felicidade muito grande estar aqui em contato com a comunidade. Um grande coral infantil e de adultos com bandas e fanfarras. Uma festividade que traz uma felicidade muito grande. Essa árvore virou um símbolo da nossa cidade e estou feliz de propiciar esse momento para comunidade”, comemora o músico.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio e Jordão Nunes
Drone: Sérgio Barros