FCCM: Cantata e queima de fogos encantam público na Árvore de Natal
As luzes do Natal brilharam mais forte na noite da última sexta-feira, (18), na entrada da Velha Marabá. Aos pés da árvore gigante aconteceu pela 2ª vez um concerto de Natal ao som das bandas da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e vozes do coral infantil da escola. A queima de fogos anunciou o momento especial, um presente de natal para a cidade, como informa Vanda Américo, presidente da FCCM.
“Nada mais maravilhoso do que cantar o natal, a esperança, a vida, o amor. A Casa da Cultura tem esse trabalho belíssimo com essas crianças, projeto música em todo o canto, a banda Waldemar Henrique, banda Marcial, banda de Fanfarra. Estamos colocando-os pra cantar pra cidade, pra alegria deles, da família. Isso é emocionante, anunciar o Natal. Foi um ano de tanta tristeza por conta da pandemia, mas apesar da gente ainda não ter se livrado dela, estamos aqui celebrando a vida, comemorando a esperança, agradecendo. Que tenhamos um 2022 com muita prosperidade e saúde,” pontua Vanda Américo.
Ana Heloísa Pereira, 9 anos, é uma das vozes do coral. A pequena, que está participando do coral há menos de 1 ano, estava feliz em cantar para a cidade. “Cantar foi bem legal, a gente canta e se sente importante, feliz. Passei semanas me preparando”, expressou.
Lameque Farias, um dos maestros da FCCM, disse que as bandas trabalharam um repertório variado e eclético com 15 músicas. “De populares, músicas clássicas, atuais também. Foram 3 meses de ensaios constantes e no dia de hoje estão aqui 55 músicos, fazendo essa apresentação pra vocês”, disse.
Lameque Farias, um dos maestros da FCCM Ana Heloísa Pereira
Maria das Graças Silva, 67 anos, é mãe de uma funcionária da escola e fez questão de participar do momento natalino. “Eu vim prestigiar essa maravilhosa festa. Pra gente é muito importante. Estamos aqui valorizando o que temos em Marabá. As apresentações são ótimas, boas demais”, conclui.
Vinicius Rodrigues passava pelo local quando foi atraído pela movimentação e decidiu assistir tudo. “Eu ia passando, voltando do trabalho, vi a apresentação e resolvi parar. Gostei bastante, muito bonito, importante pra nossa cidade que às vezes é carente de apresentações assim, mais cultural. Muito bacana, um sentimento de espírito natalino”, enfatiza o vendedor.
Maria das Graças Silva Vinicius Rodrigues
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento