FCCM: Casa da Cultura comemora 35 anos e inaugura núcleo de arqueologia

Na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) comemora 35 anos de existência. Na ocasião será inaugurado o Núcleo de Arqueologia, Etnologia e Educação Patrimonial. O evento, previsto para às 18 horas, acontece na própria sede da FCCM, localizada na Folha 31, Nova Marabá.

Segundo Marlon Prado, coordenador do Núcleo de Arqueologia, Etnologia e Educação Patrimonial, o novo prédio vai ampliar o espaço na FCCM reservado às exposições, visto que esse núcleo dividia o mesmo local  com as mostras.

A edificação, que ainda recebe os últimos acabamentos, dispõe de amplo espaço no andar térreo, onde ficará a Educação Patrimonial, que nada mais é do que um elo entre o acervo da FCCM e o público, em cumprimento a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN). Na sexta-feira (06) um grupo de crianças da Escola Santa Rita, localizada no PA Santa Rita, fez esse intercâmbio cultural naquela Fundação.

No primeiro piso tem ainda sala de triagem de material proveniente do campo e catalogação para reserva; e arquivo, onde já estão instaladas seis cinco grandes unidades móveis e uma fixa.

O andar superior será ocupado por setor de limpeza e estufa, onde é lavado e secado o material arqueológico, em sua maioria cerâmica e pedras que eram utilizadas como ferramentas por antepassados que viveram na região.

Uma sala de EPI e outra de Segurança do Trabalho, além das áreas comuns como banheiros, complementam o espaço útil do segundo pavimento da edificação.

De acordo com o Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras, o novo prédio da FCCM tem área construída aproximada de 336 metros quadrados, com total de 12 cômodos, edificados com recurso próprio do município, ao valor de R$ 850.224,80.

Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade