FCCM: Dia das crianças é comemorado com o “Mundo Mágico da Praça da Juventude”

Elsa, Emília, Chapeuzinho Vermelho, Galinha Pintadinha, Visconde de Sabugosa, Bela adormecida, Lobo Mal e mais de 200 crianças comemoraram o dia das crianças, nessa sexta-feira (11), no “Mundo Mágico da Praça da Juventude”, como descreve a presidente da Fundação Casa da Cultura (FCCM), Wanda Américo.

A programação começou na quadra da praça, onde houve uma apresentação da banda da FCCM, as crianças também cantaram músicas. Além disso, houve danças, brincadeiras e fotos com o personagens do universo infantil. Em seguida, os pequenos desfrutaram do espetáculo de teatro “Mundo Encantado” e distribuição de lanches, tudo organizado pela FCCM.

A jovem Juliana Silva, 13 anos, conta que nunca havia visitado o espaço, mas agora pretende participar de outras atividades da Praça. “Estou achando muito legal. É a primeira vez que venho aqui. Fui convidada para vir assistir a essa programação. É lindo isso que está tendo aqui. É bom para brincarmos, corrermos e estudarmos. Quero aprender mais e vir mais aqui”, disse.

Segundo Wanda Américo, além da celebração da data, o objetivo é fazer uma interação entre as crianças e as pessoas e o universo que os cerca. “Que a família, os bairros, os vizinhos participem do momento da criança, que fiquem cientes da importância que as crianças têm. Que criança tem que brincar, tem que ser respeitada, não só no seu dia, mas todos os dias da vida dela”, destaca.

A presidente da FCCM reforça a importância das inúmeras atividades que são desenvolvidas da Praça da Juventude. “Esse projeto da Praça da Juventude é muito importante para as crianças desse bairro. Todo bairro gostaria de ter um projeto como esse, com certeza, as crianças que participam de um projeto dessa envergadura tendem a ter um futuro bem melhor”, enfatizou.

Wanda Américo – Presidente da FCCM

Wemelly Batista Oliveira, 11 anos, é uma das alunas que curtiu a festa de dia das crianças na Praça. Ela faz aulas de flauta desde o início do projeto. “Estou achando a ação muito legal. Gostando do teatro, da música, de tudo. Também gosto das aulas, os professores são legais e aprendo a tocar”, comenta.

Wemelly Batista Oliveira

Um das coordenadoras da Praça da Juventude, Juraci de Souza Gomes, esclarece que hoje já são 450 crianças atendidas na Praça,  entre 5 a 7 anos, que participam de cursos de informática, musicalização, flauta, capoeira, skate, dança, teatro ou futsal. “Alguns cursos como de informática básica são abertos para os pais também. A partir de dezembro devemos abrir novas inscrições. Que as pessoas procurem a praça e participem”, convida Juraci. As aulas de teatro são um das que possuem maior procura.

Coordenadora da Praça da Juventude Juraci de Souza Gomes

A estudante Layane Mendonça começou capoeira há um mês, mas aproveita o espaço para realizar diversas atividades. “Estou aprendendo várias coisas. Não tinha nenhum conhecimento sobre capoeira, me convidaram a fazer e estou gostando muito. Mas quando estou aqui também jogo bola, ando de skate”, conta.

Estudante Layane Mendonça

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

ACESSIBILIDADE
X