FCCM: Entardecer no Museu inicia festividades de comemoração aos 39 anos da Casa da Cultura
Na última sexta-feira, 17, o pôr do sol no Museu Municipal Francisco Coelho foi com uma homenagem aos 39 anos da Fundação Casa da Cultura de Marabá. O evento contou com muita música e poesia e levou musicalidades da MPB e cultura afro com o show “Descortinando Olhares”.
“Este é um momento muito importante. E, hoje, na abertura das homenagens e festividades de aniversário nós temos um show com músicos prodigiosos, maravilhosos, professores, alunos e bolsistas da Fundação. Um show voltado para a temática já pensando no dia 20, que é o Dia da Consciência Negra. Estamos muito felizes de comemorar esse dia. A fundação é a guardiã real da cultura de marabá hoje”, ressalta a diretora do Museu Wania Gomes, destacando a importância da FCCM para a cidade.
“Para gente é uma honra falar sobre os 39 anos de aniversário da Fundação. Um órgão que foi criado e que muito contribui, contribuiu e irá contribuir para nossa história e para história da nossa Marabá. E onde você tem todo um acervo, você chega e ali tem um conhecimento que é repassado. Tem a questão dos projetos sociais, que hoje estão pelos quatro cantos da cidade”, destaca.
A FCCM desenvolve atividades culturais e sociais, bairros como Amapá, KM 7, São Félix, Marabá Pioneira são contemplados com os projetos, como o Música em Todo Canto, que leva aulas de música para as escolas municipais da cidade.
Resgatar tradições e festividades históricas e culturais da cidade, lançamento de revistas especializadas, realização de cursos de músicas e de espeleologia. Com uma coleção de mais de 6.500 amostras, o herbário da Fundação abriga mais de 600 gêneros e 2.970 espécies de plantas, sendo referência na região.
A FCCM também guarda, dentro do Núcleo de Zoologia, 11 mil exemplares de animais vertebrados e invertebrados, como serpentes, lagartos, mamíferos, aves, peixes, escorpiões, anfíbios, aracnídeos, jacarés, conchas de gastrópodes, formigas, entre outros, o acervo abriga uma grande diversidade biológica.
A estudante Camila Almeida, 15 anos, foi uma das que foi prestigiar a abertura das comemorações de aniversário da FCCM no Museu. “Estou achando muito legal. Já participei de outros eventos no Museu e quis vir nesse também. Minha mãe trabalha na Fundação e sei a importância dela para a cidade. Está tudo muito bonito e divertido”, disse a estudante.
Programação
E nesta terça (21), a FCCM realiza uma programação Semana do Músico.
Confira a programação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes