FCCM: Escola de Música começa as matrículas para cursos de canto coral e diversos instrumentos
Iniciam no próximo dia 22 de janeiro, as matrículas para os cursos da Escola de Música Maestro Moisés Araújo da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). As vagas são para bateria, canto coral, contrabaixo acústico, fanfarra, flauta doce, musicalização infantil, teclado, viola, violão, violino, violoncelo, sanfona e prática de banda. Todos na sede da FCCM.
O processo começa pela pré-matrícula no site da instituição em que, por meio de um link, há o preenchimento com os dados pessoais, endereço e opção de curso. A confirmação da matrícula ocorre de maneira presencial em que a pessoa interessada se dirige à sede da fundação com os seguintes documentos e respectivas cópias: certidão de nascimento/casamento, RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, comprovante do Auxílio Brasil, laudo médico em caso de alguma necessidade especial, cartão do SUS, carteira de vacina (com a comprovação de que tomou o imunizante contra a Covid-19), declaração da escola com o horário da aula.
Haverá teste de leitura e escrita para o ingresso de crianças nos cursos de flauta doce e canto coral, além do teste de habilidades para os instrumentos de sopro e ingresso na banda.
As matrículas nas extensões da Escola de Música ocorrem de maneira presencial. Nas escolas municipais, onde as aulas são viabilizadas por meio do projeto “Música em todo canto”, as extensões seguem cronogramas próprios, pois são alinhados de acordo com o calendário escolar do município. São elas: Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira; Jarbas Passarinho, no São Félix Pioneiro; Evandro Vianna, no São Félix III; Escola Família Agrícola Jean Hébette, no Km 23 da Rodovia Transamazônica; Cristo Rei, no bairro Jardim União; Maria Luiza de Oliveira, no São Félix Pioneiro; Pequeno Pajé, no núcleo São Félix; Pedro Peres Fontenelle, em Morada Nova.
Há ainda extensões no Instituto SERVI, no bairro Amapá; Praça da Juventude, no bairro KM 7; Comunidade Nossa Senhora da Paz, no bairro Bela Vista; Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad), no bairro Amapá; e Ministério Público de Marabá.
O objetivo da Escola de Música Maestro Moisés Araújo é promover a inclusão social por meio por meio do ensino de música e formação musical voltados principalmente para crianças e adolescentes matriculado na rede municipal de ensino e em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais para a formação pessoal e profissional desse público.
Atualmente, a Escola de Música atende 919 alunos na sede e 1319 nas extensões.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom