FCCM: Espetáculo “Ô abre a roda!” será apresentado em Marabá na próxima semana
Marabá vai receber o espetáculo “Ô Abre a Roda!”, uma viagem musical pelos causos, lendas e cantigas do Pará, que está chegando a quatro cidades do Sudeste do estado: Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Curionópolis e Marabá. A programação, que contempla apresentações em escolas da rede pública e espaços abertos, será realizada no período de 2 a 12 de agosto.
Em Marabá, as apresentações vão acontecer nos dias 10, 11 e 12 em três locais distintos. Na sexta, 11, manhã e tarde, na Escola Municipal Pedro Peres Fontenelle; no sábado, 12, às 16 horas na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM); também no dia 12, no período da manhã e tarde na Escola Irmã Theodora.
O grupo é formado por artistas de Marabá e Rio de Janeiro e a apresentação é resultado de uma pesquisa das lendas, contos e músicas da região que se transformaram em um belo espetáculo.
“Esse projeto tem a curadoria da Daniella Schindler (Davar Produções), do Rio de Janeiro. É uma pesquisadora, artista, escritora, e a gente teve, desde o passado, que foi a nossa primeira temporada, um trabalho de recolher com pesquisadores, histórias, lendas, com a população local, e recolhendo todas essas histórias riquíssimas e desenvolvendo um texto, além da pesquisa, virou uma dramaturgia, e aí juntamos músicas também tradicionais daqui, com algumas que foram compostas por mim, e juntando um elenco nós construímos esse espetáculo”, explicou Guilherme Miranda, diretor artístico e produtor.
Uma história puxa a outra, em um roteiro criado a partir de relatos de moradores da região, com cantigas do folclore, além de canções originais, quem mantém falas e expressões locais, que quando combinados a bonecos e adereços retratam a cultura do Pará e criam uma sensação de pertencimento a quem participa do espetáculo.
“Você reconhece uma lenda pelo jeito de contar e tem também as lendas que nasceram daqui, porca de bobes, por exemplo, as pessoas que viram a porca, que coçaram a porca naquela árvore ali. É muito bacana a gente juntar isso e recontar. Nós contamos também umas histórias de visagem, de assombração. Tem um pouco de tudo, da Matinta Pereira também, famosíssima. Fica uma narração divertida, o público se reconhece na história dos personagens” comenta Guilherme Miranda.
O espetáculo conta com a participação dos atores Adassa Martins, Ayla Marques, Gabriel Sant’anna, Isabella Raianny e Matheus Silva, com Direção de Guilherme Miranda e tem apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra