FCCM: Exposição conscientiza sobre preservação da biodiversidade amazônica

Uma mostra de animais em extinção compõe o cenário da exposição “Um Olhar Voltado a Fauna Regional”, aberta pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), em parceria com o Exército e o Parque Zoobotânico de Marabá, no museu da própria Fundação, desde o dia 04 de março. Os 13 animais expostos são exóticos e estão empalhados, um sofisticado processo onde só a pele do animal é aproveitada, dando a impressão de vida ao bicho.

Vanda Américo, presidente da FCCM, ressalta que a exposição acontece sob a perspectiva de preservação da biodiversidade da Amazônia. Assim, o objetivo da mostra é cunho educativo para conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente. Todos os animais expostos foram vítimas de acidentes no trânsito ou do tráfico e contrabando de animais.

Vanda Américo, presidente da FCCM

“Muitos desses animais já estão em extinção, pela pirataria, desmatamento e comércio ilegal. É uma obrigação e responsabilidade nossa, quanto moradores da Amazônia, ter essa preocupação. E a fundação traz essa exposição com esse objetivo de que as escolas tragam seus alunos, os pais tragam suas crianças para que elas conheçam esses animais e a gente faça essa política de preservação da Fauna e da Flora”, destaca Vanda.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 31 de março, das 8 da manhã até as 18 horas. As visitas são guiadas por técnicos da FCCM e Fundação Zoobotânica de Marabá. As escolas do município podem fazer o agendamento para visitar a exposição por meio do projeto “Escola vai ao Museu”, da FCCM, ou pode levar os alunos por conta própria. Já passaram por lá, as escolas Martinho Mota, Jonathas Pontes Athias eTancredo Neves.

Texto: Leydiane Silva 
Fotos: Sérgio Barros

Acessibilidade