Cultura: FCCM lança 13ª edição da Revista Sumaúma
Na próxima sexta-feira, dia 23, acontece o lançamento da 13ª edição da Revista Sumaúma da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A programação ocorrerá no Museu Municipal Francisco Coelho a partir das 16h.
A publicação surgiu como um Boletim Técnico em 1999. Desde 2018, assumiu o atual formato de revista, com mais rigor técnico a fim de adequar a publicação aos principais critérios e normas de divulgação científica. O nome da revista é em homenagem a uma das árvores mais imponentes da Amazônia.
Nesta edição, a revista conta com oito artigos e uma novidade: a publicação de 15 resumos expandidos. Entre as áreas do conhecimento contempladas estão a música, pela segunda edição consecutiva, educação do campo e biologia.
O conselho editorial da revista, responsável pela avaliação e correção das produções científicas publicadas, é composto majoritariamente por membros externos à FCCM, de instituições de outros estados como Amazonas e Goiás, por exemplo, e locais como Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA).
O objetivo principal da revista é amplificar a produção acadêmica da região, seguindo o subtema da publicação “Novos rumos da ciência e ensino no sul e sudeste paraense”. Sendo assim, é imprescindível que os artigos e resumos expandidos tenham a região como cenário e objeto de pesquisa.
“A proposta da Sumaúma é tirar essas produções da gaveta e levar para a sala de aula. É produzir um material que o professor da rede pública tenha acesso aos conhecimentos da região. Desde que você faça pesquisa sobre as regiões sul e sudeste. A proposta da publicação não é ser mais uma revista no mercado, é ser uma revista que seja um espelho da nossa região. Por isso, ela é multidisciplinar”, explica a historiadora e editora científica da revista, Mirtes Manaças.
A submissão de artigos e resumos expandidos para a publicação ocorre durante todo o ano. Todas as informações para submissão estão presentes no site FCCM. É necessário que a pessoa interessada em publicar tenha um professor ou professora com titulação de doutorado na orientação. A Revista Sumaúma está presente na plataforma Latindex, um sistema regional que reúne publicações da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, somando 19 países, com as publicações disponibilizadas em português e inglês, em sua maioria.
Vanda Américo, presidente da FCCM, destaca a importância da publicação para a divulgação científica da região e a cooperação entre as instituições.
“A revista é para valorizar os pesquisadores, esses artigos que estão sendo feitos por vários pesquisadores aqui na região. A Sumaúma vem com esse objetivo, de fortalecer, incentivar, apoiar, divulgar, de forma gratuita, mas é com toda a seriedade, seguindo todos os critérios. É uma forma de dar visibilidade para o que está acontecendo em pesquisa aqui na região”, ressalta.
A programação de lançamento contará também com apresentação das bandas da Fundação Casa da Cultura, dentre elas está a “The Queens”, que fará um tributo à cantora Rita Lee. O lançamento também terá apresentação teatral.
Serviço
O que? Lançamento da 13ª edição da Revista Sumaúma
Quando? 23 de junho, a partir das 16h.
Onde? Museu Municipal Francisco Coelho
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos