FCCM: Casa da Cultura inicia matrículas para Especialização em Patrimônio Espeleológico
Com a perspectiva de potencializar profissionais ligados à espeleologia (estudo das cavernas), a Fundação Casa da Cultura de Marabá, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), disponibiliza o curso de Especialização em Patrimônio Espeleológico.
Pensando em atender as necessidades da região, capacitar profissionais para gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção e demais trabalhos associados a cavernas, o curso tem o objetivo de expandir o mercado, ainda carente nessa área.
São 35 vagas e as matriculas encerram no dia 1º de fevereiro. As aulas teóricas vão acontecer de forma remota, feitas em aplicativos de videoconferência. Já as aulas práticas acontecem no mês de agosto, durante nove dias. Elas serão realizadas em três cavernas, localizadas no município de Marabá e em regiões próximas, além do laboratório da FCCM.
Em 2006, o Núcleo de Espeleologia foi criado para atuar na prestação de serviços de consultoria ambiental. Além disso, os pesquisadores contribuem com a educação ambiental na região, incentivando e divulgando as pesquisas espeleológicas.
Ao longo desses anos, aproximadamente 3 mil cavernas foram descobertas e pesquisadas pela FCCM. Isso representa cerca de 10% das 22.846 cavidades conhecidas no Brasil.
A FCCM é reconhecida nacionalmente pela grande contribuição ao Patrimônio Espeleológico Brasileiro, sendo referência na descoberta e exploração de caverna, principalmente na região Norte.
Informações:
Jacqueline Ahlert
(54) 98135-1538 / ahlert@ufp.br
Maricélio Guimarães
(61) 98210-1049 / mmgbat@hotmail.com
Foto e texto: Ascom FCCM