FCCM: Estão abertas as matrículas para Especialização em Cultura Material e Arqueologia
A parceria entre a Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul, promove mais uma vez a Especialização em Cultura Material e Arqueologia.
O curso tem o objetivo de habilitar os profissionais para os trabalhos exigidos pelas normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), legislação brasileira vigente e orientações gerais da Unesco. Prepara−os com formação consistente em cultura material, Arqueologia, História, legislação e educação patrimonial, capacitando−os para gerenciar atividades de elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, prospecção de campo, levantamento e cadastro de sítios arqueológicos, com higienização, classificação, catalogação, análise e curadoria dos acervos.
As matrículas podem ser feitas até o dia 1º de março de 2024, e as aulas estão previstas para iniciar no dia 8 de março, com duração de 13 meses.
As aulas acontecem de forma híbrida, onde as disciplinas teóricas são ministradas de forma remota através da plataforma Google Meet, e as disciplinas do módulo prático ocorrem de forma presencial em um sítio escola, localizado no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia.
Também, são desenvolvidas atividades no Laboratório de Cultura Material e Arqueologia da UPF e nos laboratórios da FCCM.
A Especialização em Cultura Material e Arqueologia potencializará os núcleos e áreas de patrimônio, estimulará os graduandos à formação e ao ingresso em projetos de pesquisas dos professores da linha de Cultura e Patrimônio, do Pós−Graduação em História, além de mediar saberes aprofundados entre a graduação e o Mestrado e Doutorado em História, habilitando os egressos para um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais.
Os Especialistas em Cultura Material e Arqueologia estarão capacitados para atuar nas áreas de Acervos, Patrimônio e Memória; gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, laudos patrimoniais e equipes multidisciplinares; participar de obras de engenharia, que demandem processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio histórico, arqueológico e cultural; e atuar nas áreas públicas e privadas.
Disciplinas
História dos povos indígenas
Introdução à Arqueologia
Cultura Material I: concepções e interpretações
Elaboração de projeto de pesquisa
Preservação e legislação do patrimônio arqueológico.
Tópicos especiais: Arqueologia Histórica
Arqueologia, educação e sociedade
Acervos de cultura material
Pesquisa Arqueológica de Campo II: práticas de campo
Pesquisa Arqueológica de Campo I: Metodologias de identificação e escavação de sítios arqueológicos
Cultura Material II: Análise de Acervos Arqueológicos
Curadoria do Acervo Arqueológico: Higienização, Classificação e Catalogação
Relatório de pesquisa de campo
Corpo Docente
Dr. Klaus Hilbert – UPF
Dr. Fabricio Vicroski – UPF
Dr. Mauricio Hepp – UFPR
Dr. Filipi Pompeu – Iphan
Esp. Marciano Grokaliski – UPF
Dra. Jacqueline Ahlert – UPF
Dr. Luiz Bolcado Custódio – Iphan
Dra. Daiane Pereira – NUPArq/IEPA
Dra. Mirtes Manaças – FCCM
Dr. Daniel Justi – UNIFESSPA
Dr. Melíam Vigano Gaspar – MUSA-NAE
Coordenação
Jacqueline Ahlert
ahlert@upf.br
Matrículas
https://www.upf.br/Pos/Cursos/especializacao-em-cultura-material-e-arqueologia-4-ed
Texto e Fotos: Divulgação FCCM