FCCM: Museu Municipal aberto a visitas de acordo com restrições a Covid-19
O MMFC está com seu tempo de visitação reduzido a no máximo 20 minutos e grupos de até 10 pessoas.
O Museu Municipal Francisco Coelho (MMFC), uma extensão da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), instalado desde 07 de agosto/2020, no Palacete Augusto Dias, com o objetivo de mostrar a história do município, segue aberto às visitações, de conformidade com as normas estabelecidas para a contenção do coronavírus, ou seja, uso obrigatório de máscaras e grupos de até 10 pessoas por vez, incluindo um guia.
Localizada no centro da Praça Duque Caxias (Marabá Pioneira), a edificação que abriga o Museu Municipal é uma admirável relíquia, considerando sua construção em 1936, para ser sede dos poderes legislativo, executivo e judiciário, que depois, com a necessidade de mais espaço, mudaram suas sedes para outros pontos da cidade.
Depois do Poder Legislativo, último a desocupar o Palacete Augusto Dias, a Prefeitura de Marabá, em parceria com a Mineradora Vale, iniciou projeto de restauro daquele prédio para abrigar o Museu.
Segundo Wellington Mota, titular da Comunicação do MMFC, aquele Museu oferece uma caminhada pela história do município, passando por salas como a Linha do Tempo, onde é mostrado o processo de ocupação desta região; Ciclos Econômicos, Mineração, Arqueologia, Etimologia, Espeleologia, Zoologia, Botânica, Geologia, Lojinha de Produtos Temáticos, Café e uma sala de exposições temporárias. Além disso, o museu tem salas e equipamentos que interagem com o visitante, fazendo assim uma imersão em nossa cultura material e imaterial, uma valorização de nossa memória.
É importante ressaltar que todos os guias/educadores são discentes de História da UNIFESSPA, onde auxiliam e mediam o visitante por todo o percurso.
Desde sua inauguração, o MMFC inicia suas atividades com protocolos de segurança por conta do período pandêmico, disponibilizando álcool em gel para os visitantes; a equipe do museu está sempre atenta as medidas de distanciamento social, além da higienização diária do espaço.
Agora, com o alerta de bandeira vermelha em todo o estado, aumentaram as restrições conforme orientações dos decretos estaduais e municipais. Hoje, o MMFC está com seu tempo de visitação reduzido a no máximo 20 minutos por grupo, antes dessas medidas mais restritivas as visitações duravam em medias de 40 a 50 minutos; e embora sejam permitidos grupos de até 10 pessoas dentro do museu, a média, no momento, não tem ultrapassado cinco visitantes.
Até ontem, 14, os livros de registros contabilizavam 6.709 visitações. O fluxo diário de pessoas continua, controlado na recepção, para que não exceda o recomendado. Importante lembrar que também que o Museu Municipal segue as orientações e normas do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.
Quanto aos horários de atendimento, seguindo as recomendações dos decretos, o funcionando acontece somente de terça a quinta-feira, das 08:00 às 17:00. “Recomenda-se, no entanto, que antes de se programar para vir ao museu, o interessado verifique nossas mídias sociais os horários”, observa Mota.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação