FCCM: Praça da Juventude completa um ano de atividades com evento especial

Crianças e pais das comunidades dos bairros KM 7, Araguaia e Nossa Senhora Aparecida se reuniram, nesta sexta-feira  (6), para receber o certificado de conclusão dos seus cursos e celebrar o encerramento do 1º ano de atividades da Praça da Juventude.  Uma parceria entre Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e Secretaria de Esportes, em que a Prefeitura disponibiliza para a comunidade atividades que buscam a inclusão social de jovens e adolescentes.

O encerramento contou com várias apresentações culturais como capoeira, dança, flauta, exposição de desenhos, teatro, além do discurso dos pais e das crianças, sorteio de 25 cestas básicas e distribuição de brinquedos.

A aposentada, Maria de Fátima Souza, estava orgulhosa de ver a neta Maria Gabrieli Souza, 9 anos, receber o certificado das aulas de dança. “Ela adora isso aqui, não quer faltar um dia, quando não dá pra trazer ela reclama”, conta a aposentada.

Maria Gabriele que fazer novos cursos. “É muito legal, eu quero continuar ano que vem. Me divirto muito e a professora é muito atenciosa”, comentou.

Segundo a presidente da FCCM, Wanda Américo, o projeto tem aumentado gradativamente, atendendo hoje em torno de 500 crianças, além de 100 mães que participam de aulas zumba. “Durante o período de férias manteremos algumas atividades com um formato mais lúdico durante dias alternados”, explicou.

Atualmente, as modalidades oferecidas são capoeira, dança, flauta, musicalização, teatro, skate, futebol e informática. A aluna de skate, Sara Trindade, 17 anos, conta que começou a frequentar as aulas em abril e já evoluiu muito na modalidade. “Eu sabia apenas me manter em pé no skate. Realmente desenvolvi muitas minhas habilidades e aprendi muita coisa durante esse tempo que estive aqui”, conta.

Uma das aulas mais procuradas, o teatro,possibilitou a realização de duas apresentações neste encerramento. As peças “O verdadeiro Sentido do Natal” e “Preservação da Natureza”. “É um trabalho muito bonito e sentimos a melhora dos alunos na fala, postura, capacidade de apresentação, de falar em público, coisas que os auxiliam nas atividades escolares e na vida como um todo. É um projeto que espero que continue para sempre”, comenta a professora de teatro, Yane Mourão.

Vale lembrar que apesar de já ter realizado a entrega dos certificados, as aulas se encerram apenas  na semana que vem, dia 13 de dezembro.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

Acessibilidade