FCCM: Praça da Juventude atende mais de 900 crianças
A inclusão social por meio do desenvolvimento artístico, cultural e esportivo e de novos conhecimentos chega, hoje, a 920 crianças de Marabá, através da Praça da Juventude. O projeto, que funciona no KM 07, atende crianças de 5 a 17 anos. Para participar é exigida a declaração da escola sobre a matrícula e frequência nas aulas regulares.
São 12 modalidades disponíveis: karatê, capoeira, skate, violão, informática, futsal, balé, flauta doce, fanfarra, musicalização, teatro e voleibol. A Sophya Hayeli, 10 anos, já frequenta as aulas de balé há um ano. “Muito boa, as aulas ajudam muito a desenvolver meu corpo para ficar mais elástico. Gosto muito de vir para cá”, comenta. O curso de dança é destinado às pessoas de 7 aos 15 anos.
O projeto funciona desde 2019 atendendo sobretudo moradores dos bairros Km 7, Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, mas são aceitas crianças de todos os núcleos da cidade. “É um projeto aberto ao público desde que tenha vaga. Esse ano já estão todas preenchidas. Temos alunos de vários lugares. Tem criança que mora em Morada Nova, mas vem participar de cursos aqui”, comenta Bel Fernandes, vice-coordenadora.
Ela conta ainda que a ideia é que os alunos participem de várias modalidades diferentes. “Que terminem uma e partam para outra. Cada modalidade tem uma duração. Informática é 6 meses, dança é dois anos. Com isso, o aluno vai crescendo e participando de diferentes cursos e adquirindo o conhecimento necessário para o futuro”, explica. Ao final de cada curso, os alunos recebem certificado.
Além do curso, os alunos têm acesso a assistente social, psicólogo e pedagoga. Serviço que também é estendido para as mulheres que participam das aulas de zumba na Praça da juventude ou do Novo Progresso, que funciona como extensão, também atendida pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
O centro, que conta com segurança e vigilância 24 horas, possui uma quadra para práticas de esportes, mesas de jogos, pista de skate, área de passeio, salas multiuso, sala de leitura, entre outros. A Praça da Juventude também oferece alimentação de qualidade aos alunos. O cardápio é variado, preparado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Interação
Além das aulas nos cursos, as crianças participam de apresentações e outras programações culturais. No dia 12, dia das crianças, está prevista a participação de alunos de musicalização e fanfarra na apresentação do Boi Marabazinho, que acontecerá em frente ao Museu Municipal, na Marabá Pioneira.
O futsal também está iniciando um projeto de integração com outras escolas para a realização de amistosos entre as crianças. “É uma forma de incentivar atividades físicas, que saiam um pouco do virtual. Com os jogos fora, as crianças dão mais valor e a gente mostra o trabalho para as crianças das outras escolas que fogem das atividades físicas a conhecerem também o projeto”, comenta o professor de futsal Herderson Wilton.
Ele que explica que o curso é separado por faixas etárias, atendendo crianças de 7 a 14 anos. “A gente ensina fundamentos como pentear a bola, drible, passe. Toda uma base que vem do futsal”, conta, revelando que já estão marcados os primeiros amistosos: no dia 13, na Escola José Flávio, e no dia 12 irão receber os alunos da Escola Inácio Souza Moita.
Antes, nesta sexta, dia 7, está prevista uma recreação no Engenho Novo, que também contará com os alunos da flauta e no dia 21 com a presença do futsal e do teatro.
O Adryan Nascimento, 9 anos, começou as aulas há apenas um mês e sonha em ser volante do Flamengo, diz que já sentiu uma melhora. “Gosto muito de jogar e já aprendi bastante coisa. O professor e os colegas são bem legais’, disse o menino que mora na Folha 29.
O Luiz Otávio, 10 anos, conta que não sabia muita coisa, mas já melhorou. “Não sabia nem chutar uma bola quando entrei, mas sempre quis ser jogador de futebol. Que nem o Gabigol”, o aluno do bairro Araguaia conta que já participa das aulas há um ano e não pretende parar.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: