FCCM: Projeto de dança atende dezenas de crianças na Praça da Juventude de Marabá
O Centro Cultural, Esporte e Lazer Praça da Juventude localizada no KM 07, gerido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), dentre suas atividades proporciona benefícios a crianças e adolescentes com o projeto de dança. Na sala adaptada ao ensino da arte, 92 meninas, com faixa etária entre 6 e 12 anos, aprendem técnicas e movimentos corporais que têm feito a diferença na vida delas.
O sonho de Laís Lopes, 8 anos, é ser bailarina profissional. Na praça da juventude ela tem a oportunidade de desenvolver a habilidade. Um dos exercícios que mais gosta de executar faz parte do alongamento, a borboleta, que ajuda na abertura das pernas.
“O meu sonho é ser bailarina e aqui tenho aprendido muita coisa, já sei metade do que a professora sabe. Eu quero aprender todos os passos das bailarinas profissionais“, comenta Laís.
O projeto também estimula o sonho de Pâmela Moura, 11 anos, que vem condicionando o corpo para os habilidosos passos do balé. “É muito especial pra mim, é uma oportunidade e estou me esforçando. Eu estou aprendendo muitos movimentos, gosto muito de fazer o espacate”, afirma a pequena sobre o exercício de abertura total das pernas, um dos mais difíceis do balé.
Além do balé, o projeto trabalha outros ritmos como jazz, danças folclóricas e contemporâneas, abrindo o leque de apresentações das dançarinas. A professora Valéria da Silva, 23 anos, é fruto de um antigo projeto municipal desenvolvido no Cine Marrocos, por isso, sabe da importância do trabalho do centro na vida das alunas.
“Trabalhamos a prática de dança, mas também muito diálogo, principalmente depois da pandemia. Desenvolvemos um trabalho com dedicação e muita responsabilidade com as crianças destas comunidades. Palestras, atendimento psicológico, assistência social, tudo que envolve os benefícios da dança e a saúde mental das crianças”, enfatiza Valéria.
O curso de dança tem duração de 2 anos e depois as bailarinas têm oportunidade de migrar para outras atividades do centro.
Praça da Juventude há 3 anos contribui no desenvolvimento de crianças e adolescentes
O retorno das atividades na Praça da Juventude chegou com muitas novidades, entre elas, a qualidade na alimentação ofertada aos 700 alunos, no intervalo das atividades. O cardápio é variado, preparado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, são oferecidos 12 cursos, como dança, karatê, skate, capoeira, teatro, informática, musicalização, flauta doce, fanfarra, violão, vôlei e futsal. O espaço conta com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Gilberto Costa, coordenador da praça da juventude, explica que os alunos estudam no contraturno da escola regular frequentando o espaço duas vezes por semana. O objetivo é oportunizar cidadania e lazer ao público infantojuvenil e, agora, também aos adultos com o curso de violão e aulas de zumba. “A gente tá funcionando ainda com metade da capacidade por conta da pandemia. Pedimos aos pais que não tirem as crianças. Acredito que este seja um dos maiores projetos de inclusão social de Marabá e isso é muito importante. Aqui eles estão aprendendo outro tipo de educação, com merenda de qualidade e às vezes isso faz falta em casa”, pontua o coordenador.
A praça da juventude foi inaugurada pela Prefeitura de Marabá, em 2019, e de lá pra cá beneficiou centenas de crianças e adolescentes dos bairros KM 07, Araguaia e Nossa Senhora de Aparecida. O centro, que conta com segurança e vigilância 24 horas, possui uma quadra para práticas de esportes, mesas de jogos, pista de skate, área de passeio, salas multiuso, sala de leitura, entre outros.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio