FCCM: Projeto Verão Ecológico entrega sacolas sustentáveis a motoristas
Na manhã de sexta-feira, 24, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizou uma ação do projeto Verão Ecológico, com entrega de sacolas sustentáveis para depósito de lixo aos motoristas, no semáforo em frente ao Partage Shopping, na rodovia Transamazônica.
O projeto encerra o primeiro semestre da Escola de Música Moisés Araújo, da FCCM, e acontece sempre na última semana de junho.
Vanda Américo, presidente da FCCM, explica que ações como a entrega de lixeiras sustentáveis demonstram o cuidado que as pessoas devem ter com o meio ambiente ao mesmo tempo em que ajudam na diminuição de doenças.
“O Verão Ecológico é uma conscientização. As pessoas jogavam muito lixo pela janela dos carros nas ruas. A rua fica suja. Então, o Verão Ecológico traz esse propósito. Desde o primeiro, a gente sempre entrega sacolinhas para os motoristas colocarem seu lixo no lixo, levarem para casa. Porque esse lixo depois vai entupir os bueiros, alagar com as chuvas. Então, é um projeto de conscientização ambiental”, afirma.
Cerca de 450 pessoas que trabalham ou estudam na FCCM participaram do momento. Parte delas, realizava a entrega das sacolas e mostrava cartazes com dizeres como “Não jogue lixo na rua”, “Mantenha a cidade limpa”, “Preserve o meio ambiente”, entre outros, enquanto o sinal estava vermelho.
Ronaldo Oliveira foi um dos motoristas que recebeu a sacola ecológica. Ele destaca a importância da ação. “É uma boa iniciativa. Eu espero que as pessoas se conscientizem um pouco mais”.
Maria Almeida é bióloga e trabalha no setor de espeleologia (ciência que se dedica aos estudos de cavernas) da FCCM. Ela fala sobre o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a limpeza da cidade.
“Há vários anos, a fundação faz essa campanha com o intuito de conscientizar a população, principalmente nessa época de veraneio quando a gente recebe muitos turistas na cidade. Temos várias programações nos pontos turísticos e é importante a gente preservar a nossa cidade tornando-a uma cidade limpa. Então, esse é o nosso objetivo, chamar a atenção da sociedade para deixarmos a nossa cidade limpa”, pontua a bióloga.
O motorista Antônio Amâncio aprova a proposta e diz que a ação reforça a limpeza da cidade.
“Boa ideia demais porque acaba mais o lixo na rua, né? E ajuda muito a limpeza da rua. Como a cidade está limpa, a preferência é limpar cada vez mais”, ressalta.
A banda da FCCM também esteve presente se apresentando na ação com bastante música. Quem se apresentou tocando saxofone foi Beatriz Castro, 20 anos, que começou a estudar o instrumento na escola de música neste ano.
“É algo sem explicação porque é algo que eu queria tanto e agora consegui. A música fala muitas vezes sobre o meio ambiente. Através da música, a gente aprende que tem que ter amor, amor ao próximo e amor ao meio ambiente porque não tem como ter amor ao próximo sem ter amor ao meio ambiente porque eu não posso poluir o meio ambiente sabendo que isso vai fazer mal para mim, para as pessoas e também para os animais”, destaca.
A próxima ação do Verão Ecológico da FCCM acontece no dia 3 de julho, com saída do Museu Municipal rumo à orla da cidade também com entrega das sacolas sustentáveis.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: