Seaspac: Feira do Pôr do Sol é ponto de encontro aos domingos
Uma opção de lazer no final de semana é a feira do Pôr do Sol, que acontece todos os domingos das 17 às 22 horas, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. A feira, que é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), reúne artesanato de artistas locais e comidas típicas.
A feira é uma opção também de geração de renda no município, como ressalta o coordenador do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, Hildo Tavares. Inaugurada há mais de dois anos, ela iniciou sete meses antes do começo da pandemia, com 40 comerciantes expondo os produtos. “Com a pandemia perdemos muitos artesãos, que por estarem no grupo de risco, decidiram não retornar à feira. Mas novos artesãos estão nos procurando e temos certeza que vamos voltar com força total. É um recomeço, estamos com 22 barracas montadas, divididas entre comidas e artesanatos” destaca.
Com barracas padronizadas, o visitante encontra produtos variados, como peças de crochê, macramês, plantas ornamentais, sabonetes, enfeites, roupas para pets, laços, essências artesanais, biscuit, acessórios, entre outros. Além de uma culinária variada, com comidas típicas, bolos e doces, pastel, crepes, batatas e chips, tortas e muito mais.
Se no domingo bate aquela vontade de comer pratos típicos da culinária local, como vatapá, tacacá, galinha no tucupi, uma opção é a barraca da Lígia Maria, que está há dois anos na feira e é muito procurada pelos frequentadores. “Através do projeto da Seaspac, incentivando o empreendedorismo feminino, comecei a cozinhar para fora e hoje tenho minha barraca aqui. Amo cozinhar, e após passarmos por momentos difíceis, devido à pandemia, vencemos e as vendas estão crescendo novamente”, contou.
A artesã Claudene Cardoso produz peças de capim dourado, que é a haste de uma flor branca da família das sempre-vivas, há dez anos. “Estou há dois anos na feira do Pôr do Sol, faço brincos, pulseiras, tiaras, braceletes e este espaço é uma oportunidade que tenho de expor os meus produtos e conquistar novos clientes. Minha família toda trabalha com este material, e faço muitas vendas por telefone também. O período de pandemia foi muito difícil, mas espero que tudo volte logo ao normal e que as pessoas venham nos prestigiar e conhecer o nosso trabalho”, pontua.
Flávia Barbosa é manicure e sempre que pode vem com a filha Maria Luiza para brincar na praça e aproveita para visitar a feira. “Aqui em Marabá temos muitos artesãos e essa feira é uma oportunidade para que eles possam expor seus produtos e serem valorizados. Minha filha, sempre que passamos por aqui, quer algo da feira, hoje ela está me pedindo para comprar uma roupinha de Barbie”, relatou.
Quem deseja se inscrever para participar da feira é simples, basta ir à Seaspac no endereço Rua Ubá Qd 04 Lt 02, Agrópolis do Incra, Bairro Amapá, Núcleo Cidade Nova, no horário das 08 às 14h, levando documento de identidade, comprovante de residência e CPF.
Serviço
A Feira do Pôr do Sol acontece todos os domingos, na Praça São Félix de Valois, de 17 às 22 horas. Prestigie.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio