Festejo Junino: Secretaria de Saúde disponibiliza estrutura para atendimento médico e testagem rápida
Além de ambulância, espaço para atendimento médico, equipes do CTA/SAE fazem testagem rápida, orientações e entrega de preservativos
Como a expectativa de público diário do festejo junino é de 15 mil pessoas, a organização do evento disponibiliza serviços de saúde para atender qualquer intercorrência, como desmaio, ferimentos e outros. Numa parceria entre as Secretarias de Cultura e de Saúde (Secult e SMS), as ações de saúde dispõem de profissionais para atendimento médico, ambulância para emergências, bem como e equipes do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) realizam testes rápidos e orientações, como ressalta Mônica Borchat, secretária adjunta de Saúde.
“Nosso objetivo dentro do nosso festejo é proteger a população com o um todo. A gente fez uma estrutura grande. O CTA trouxe aí por volta de dez servidores para fazer esse trabalho e a ambulância com nossos servidores, são seis pessoas, com o objetivo de prevenção e orientação da nossa população”, explica.
Integrante do Departamento Extra Muro, a enfermeira Terezinha Carneiro faz parte da equipe responsável pelo atendimento. Ela explica que os primeiros socorros, em casos de desmaio, por exemplo, são realizados na ambulância, após os bombeiros trazerem as pessoas e apenas casos mais graves são encaminhados para o hospital. Em casos de desidratação é aplicado imediatamente soro fisiológico. Para evitar algumas intercorrências, a enfermeira dá algumas orientações.
“Tomar bastante líquido, muita água de preferência, se alimentar. O pessoal que dança principalmente tem que se alimentar antes de vir, porque gasta muita energia dançando. E, às vezes, vem sem comer, acaba passando mal, desmaiando. Então tem que se alimentar e tomar muito líquido que está muito quente também”, explica.
SAE/CTA
Outro serviço disponibilizado pela SMS no festejo é o ponto do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que realiza testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites Virais, bem como faz orientações quanto essas IST’s (Infecção sexualmente transmissível) e distribuição de preservativos. Só no primeiro dia, mais de 50 pessoas participaram da ação.
Para realizar o teste é bem simples, basta fazer um cadastro com documentação pessoal e fazer a coleta de sangue. O resultado sai em até 15 minutos e é entregue de forma sigilosa. A partir disso, a orientação é feita por psicólogo, enfermeiro e assistente social, de acordo com o resultado.
“Gostaria de convidar toda a população para fazer os testes, sempre priorizar a prevenção, brincar mas com cuidado. É só chegar aqui, munido do seu documento, se não tiver a gente faz mesmo assim com as suas informações pessoais. Eu convido a todos para fazer esse momento de prevenção, de cuidado aqui para nossa saúde”, ressalta a psicóloga Annie France, integrante da equipe.
Raissa Rodrigues, que trabalha com venda de carro, além de se divertir e prestigiar as juninas, aproveitou a ação do CTA. “Isso é até um estímulo para as pessoas que têm tabu de ir no CTA fazer o teste. Então, como está aqui bem exposto, as pessoas vêm aqui e fazem o teste e recebem na hora”, destacou.
Todos os serviços de saúde seguirão até o final do festejo, dia 02 de julho.
Texto e fotos: Ronaldo Palheta