Festejo Junino: Balão de Chita traz o tema “Entre profecias, conflitos e concórdias: O acordo junino”
Em 2023, a Junina Balão de Chita falará sobre Profecias, Conflitos e Concórdias e trará O Acordo Junino para a Arena Z-30. A história abordará duas famílias vizinhas “Os Gomes” e “Os Ferreira”, que vivem em pé de guerra por muitas gerações. A apresentação será dividida em quatro atos.
A história se passa no povoado “Constância” remanescente de Canudos. Um povo que sofre com a seca e falta de oportunidades. Problemas que piram com o aumento da seca do rio que corta as fazendas. Mas ainda assim carregam uma fé enorme por aquilo que propagava Antônio Conselheiro.
O primeiro ato será justamente sobre as profecias do conselheiro, passando pelas brigas de família, encontro às escondidas e culminando na festa do casamento dos jovens Bela Flor e Augusto, que conseguem fazer acordos e resolver os problemas, salvando as fazendas e os povoados.
“Buscamos reinventar a cada apresentação e levar sempre um bom trabalho para a Arena. Para saber da história assista a Balão de Chita no dia 27 de junho no Festejo. Estamos há quatro meses se preparando para fazer um grande espetáculo com músicas que irão encantar a todos que assistirem”, convida o coordenador da Junina, Deyvid Borges.
A Junina Balão de Chita é resultado das oficinas de dança e teatro ofertadas pela Estação Conhecimento, no bairro São Félix. A Junina teve início em 2016, participando do festejo já naquele ano. Em 2019 ela sagrou-se campeã do grupo B e desde então se mantém na elite do Festejo Junino de Marabá.
A Junina conta neste ano com 76 integrantes, sendo 32 casais, 64 brincantes e elenco de teatro e 12 pessoas na produção. Um deles é o noivo Jefferson Leonan, 17 anos. É a terceira vez que ele participa como destaque.
“Esse ano promete umas surpresinhas legais, seremos a última quadrilha a se apresentar no dia e garanto que quem ficar para ver não vai se arrepender”, comenta.
Sua parceira será Natália Barros. Ela está estreando esse ano no Festejo e não esconde o nervosismo. “Estou muito ansiosa, a expectativa é muito grande. Espero que dê tudo certo, façamos um belo espetáculo e o público se divirta bastante com a Balão de Chita”. Os dois são alunos da Estação Conhecimento.
A Estação Conhecimento de Marabá oferta serviços de Proteção Social Básica para famílias e idosos inscritos, através do atendimento integral com atividades sociais, educativas, culturais, esportivas, de saúde e acompanhamento com equipe multidisciplinar, assim contribuindo para prevenção e agravo de situações de vulnerabilidade e/ou risco social, buscando sempre investir nas potencialidades dos indivíduos e das comunidades através do protagonismo, da autonomia e do fortalecimento das relações familiares e comunitárias.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom