Festejo Junino: Boi-Bumbá Treme Terra leva cores vibrantes da nossa fauna para arena
No domingo, dia 26 de junho, terceiro dia do 35º Festejo Junino de Marabá, o boi-Bumbá Treme Terra promete encantar o público em uma apresentação formada por seis conjuntos de personagens da nossa história e cultura, como as sinhazinhas, índias cunhaporangas, e, claro, o boi, destaque final, totalizando 105 integrantes.
As cores que vão tomar conta da Arena Junina, na Praça do Pescador (Z30), na Orla de Marabá, na apresentação do Treme Terra serão o verde, azul, amarelo e vermelho. O Boi-Bumbá Treme Terra é da Folha 15, núcleo Nova Marabá, tendo sido fundado em 2009 por José Sérgio Bandeira, o Mestre Pipira, e Raimundo Ferreira.
Após dois anos sem festejo, Mestre Pipira, conta que o retorno aos ensaios surpreendeu a todos. “A volta dos ensaios eu nunca tinha visto tanto interesse, ninguém faltava os ensaios, que aconteceram de terça a sexta, todos os dias, na quadra 01 da Folha 15”, revela.
Em 2016, eles conseguiram levar para casa, o título de vice-campeão da categoria Boi-Bumbá. Atualmente, a agremiação busca o primeiro título de campeã.
“É muito importante esse retorno. Pra gente que sempre gostou de brincar, ficar dois anos sem festejo foi muito difícil. Ficamos muito parados. Agora, a expectativa é muito grande, esperamos que o público goste da nossa apresentação. A nossa meta é conquistar nosso primeiro título de campeão”, afirma Mestre Pipira.
Texto: Ronaldo Palheta / Kélia Santos
Fotos: Arquivo pessoal do Boi-Bumbá