Festejo Junino: Cobertura do evento teve transmissão ao vivo, reportagens e conteúdos para redes sociais diariamente
Sucesso do evento é garantido pela integração de várias secretarias (Secult, Secom, Seaspac, Saúde, Seplan, SSAM, SMSI e outras)


A alegria voltou com o 35º Festejo Junino, que contou com capacidade para mais de 15 mil pessoas no complexo montado na arena Z-30, evento organizado pelos servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Todas as noites do Festejo, de 24 de junho a 02 de julho, as arquibancadas estavam lotadas e quem não pôde acompanhar a festa in loco contou com uma transmissão Youtube da Prefeitura de Marabá, promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom).
Foram mais de 88 mil visualizações no Youtube, sendo mais de 20 horas de transmissão ao vivo com o desfile das Juninas e Bois-Bumbás, contemplando os 9 dias de evento. Foram quatro câmeras para a transmissão ao vivo, exibindo a festa na quadra e nas arquibancadas por diferentes ângulos. Também foram realizadas diversas lives pelo Instagram .






O site da Prefeitura mostrou constantes atualizações sobre a programação para que todos pudessem participar do evento, mesmo quando não estavam na Arena Junina. As mídias traziam notícias diárias, com informações e fotos sobre a programação e o que de melhor aconteceu durante o festejo. Antes do evento, a população também acompanhou os ensaios e preparação das juninas e bois.
A equipe de transmissão foi composta por dois apresentadores, dois repórteres, dois social media (responsáveis pelas lives e atualizações em tempo real). Um editor de imagens, 5 câmeras, 4 para ao vivo e um para imagens de arquivo e drone, 2 fotógrafos e um produtor para as entradas ao vivo. Houve o apoio de profissionais na sede da Secom, que publicavam as atualizações da programação diária para que ninguém perdesse nenhum detalhe do Festejo.









A Praça de alimentação contou com telão, que transmitiu o evento para os que preferiram ficar do lado de fora da arena, aproveitando as mais de 50 barracas que vendiam artesanato e comida, além de brinquedos para as crianças, e shows diários com DJs e artistas locais.


Dois pontos de internet foram montados na Z-30, com internet de 500 megas. Um utilizado para a transmissão do evento e outro aberto para que a população, ação que faz parte do Marabá Conecta da Secretaria de Planejamento (Seplan).
Além da transmissão realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), outras secretarias também atuaram ativamente durante o festejo. A Secretaria de Saúde disponibilizou Testagem Rápida, distribuição de preservativos e aconselhamento através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Uma ambulância do ExtraMuro também esteve presente no local durante todos os dias do evento.


A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) atuou através dos artesãos da Feira do Por do Sol, que venderam produtos, além de se apresentar a junina “Alegria Não tem Idade”, composto por idosos do Cipiar (Centro Integrado da Pessoa Idosa) e dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.


Os órgãos de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), assim como os Bombeiros Civis e a Polícia Militar se dividiram por toda a Marabá Pioneira, assegurando o bom andamento do 35º Festejo Junino de Marabá antes, durante e depois da festa.
O Departamento Municipal de Transito (DMTU) Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Guarda Municipal de Marabá (GMM) atuaram com mais de 60 agentes garantindo a segurança organização do evento.




O SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) atuou com limpeza na Arena e Praça de Alimentação com quatro agentes de conservação nos dias do evento e 10 agentes na limpeza final do local.


Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes, Aline Nascimento e Sérgio Barros (Drone)
Outras fotos:







