Festejo Junino: Transmissão ao vivo do evento contabiliza mais de 100 mil visualizações
Cobertura oficial tem transmissão ao vivo, reportagens e conteúdos diários para as redes sociais.
A alegria irradia na Arena Z-30, na Praça dos Pescadores, na Marabá Pioneira. O 36º Festejo Junino, com capacidade para mais de 15 mil pessoas no complexo, também conta com transmissão on-line de primeira qualidade. Todas as noites, que segue de 23 de junho a 01 de julho, as arquibancadas estão lotadas e quem não pode acompanhar a festa in loco, aproveita a transmissão ao vivo, no Youtube da Prefeitura de Marabá, promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom).
Até agora, com oito dias de evento, já foram mais de 100 mil visualizações no Youtube, sendo mais de 40 horas de transmissão ao vivo com o desfile das Juninas mirins e adultas, Bois-Bumbás. E neste sábado, 01, você pode acompanhar a apresentação das campeãs do Grupo A, tanto na Arena, quanto pelo Youtube. São cinco câmeras utilizadas apenas para a transmissão ao vivo, exibindo a festa na quadra e nas arquibancadas por diferentes ângulos. A transmissão ao vivo pelo canal do YouTube foi feito pela Secom, por meio da produtora contratada A1 Produções, que contratou dois comentaristas para o evento, ampliando o dinamismo da transmissão e cobertura do evento.
Também são realizadas diversas lives pelo Instagram da Prefeitura de Marabá, além da produção de conteúdo em tempo real nos storys e um resumo do melhor do dia com os reels.
A Praça de alimentação também conta com telão, que transmite o evento para os que preferem ficar do lado de fora da arena, aproveitando as mais de 40 barracas que vendem artesanato e comida, além da praça de do diversão com brinquedos para as crianças, e shows diários com DJs e artistas locais.
E esse ano a equipe de transmissão teve um reforço de peso. A rainha nacional do Festejo Junino, Iara Lopes, que também já foi campeã do Festejo junino pela agremiação Explode Coração, levou todo o conhecimento e desenvoltura para a arena, sendo responsável pelas entrevistas ao vivo durante as apresentações. Essa foi a primeira experiência de Iara com a comunicação.
“É bem diferente de tudo que já vivi. Sempre estive dentro da arena como dançarina e agora estar do lado de cá, entrevistando e tentando entender um pouco da emoção que os participantes da quadrilha passam. Saber como era a emoção que eu sentia, é totalmente diferente. É gratificante porque foi também uma forma de eu sentir o gostinho do São João”, comenta a multicampeã.
O site da Prefeitura atualizou constantemente a programação para que todos pudessem participar do evento, mesmo quando não estavam na Arena Junina. Todos os dias, são produzidas notícias diárias, com informações e galeria de fotos sobre a programação e o que de melhor aconteceu durante o festejo.
Antes do evento, a população acompanhou os ensaios com os temas e a preparação das juninas e bois para a festa. A equipe de transmissão é composta por dois apresentadores, um repórter e quatro sociais medias (responsáveis pelas lives e atualizações em tempo real). Um editor de imagens, 6 câmeras, 5 para ao vivo e um para imagens de arquivo e drone, 2 fotógrafos e um produtor para as entradas ao vivo. Além de 3 repórteres para a produção de matérias ao vivo para o site.
Um dos responsáveis por levar essas informações à população foi Sávio Calvo. Jornalista concursado pela Secom, Sávio participou da primeira cobertura ao vivo de um evento, atuando em três áreas: repórter, social media e auxiliando na produção de entrevistas ao vivo.
“É uma experiência que levarei para o resto da vida. Como repórter, temos a oportunidade de ouvir a história dos brincantes e entender como é o processo deles para dar o show na arena. Na rede social, temos que estar atento a todos os mínimos detalhes para pegar bons registros para que o público da rede social se sinta como se estivesse na arena”, destacou o jornalista.
Ele conta que, apesar da rotina puxada dos nove dias de festejo, sobrava um tempo para dançar um pouco e matar a saudade do seu tempo de quadrilheiro na escola. “Sempre gostei do mês de junho por causa dos festejos e agitação. No trabalho deu vontade de dançar. A gente remexe um pouco porque é difícil segurar. Mesmo com a carga que temos, é gratificante porque gosto dessa alegria, do batuque do festejo”, completa.
As reportagens abordam não só a competição e as apresentações, mas tudo que que acontecia na praça de alimentação, serviços de saúde e sociais, segurança e o que mais cerca a maior festa da nossa gente.
Além da transmissão realizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), outras secretarias atuaram ativamente durante o festejo.
A Secretaria de Saúde disponibiliza vários serviços, como Testagem Rápida, distribuição de preservativos e aconselhamento através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Uma ambulância do ExtraMuro também está presente no local durante todos os dias do evento.
A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) atuou através dos artesãos da Feira do Pôr do Sol, que venderam produtos. Atuaram na campanha “Não é Não” de prevenção ao assédio sexual e de combate ao trabalho infantil. Além de apresentar a junina “Alegria Não tem Idade”, composto por idosos do Cipiar (Centro Integrado da Pessoa Idosa) e dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.
Os órgãos de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), assim como os Bombeiros Civis e a Polícia Militar se dividiram por toda a Marabá Pioneira, assegurando o bom andamento do 35º Festejo Junino de Marabá antes, durante e depois da festa.
O Departamento Municipal de Transito (DMTU,) Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Guarda Municipal de Marabá (GMM) e Departamento de Postura atuaram com mais de 80 agentes garantindo a segurança organização do evento.
O SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) atua com limpeza na Arena e Praça de Alimentação com quatro agentes de conservação nos dias do evento e 10 agentes na limpeza final do local.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom PMM