Festejo Junino: Cortejo leva multidão de brincantes às ruas de Marabá até a Arena Junina na Z-30
A noite da sexta-feira, 23, ficou marcada na cabeça dos brincantes e amantes das quadrilhas e bois-bumbás de Marabá. O tradicional festejo de abertura deixou a Praça Duque de Caxias e a Orla de Marabá lotada de fantasias, cores e alegrias para celebrar o início do 26º Festejo Junino de Marabá.
Trinta e dois grupos que se apresentarão na Arena Z-30 participaram do cortejo que contou com juninas mirins e adultas, bois e com a população em geral que se juntou a festa.
“Já tem 5 anos que venho e participo do cortejo. A animação é grande. Nosso boi é um dos mais animados. Alegria nossa é 24 horas”, comenta Jakeline Ferreira Almeida, 22 anos, brincante do Boi Flor do Campo, atual campeão.
O secretário de cultura Genival Crescêncio comemorou o sucesso do evento que contou com um público maior que nas últimas edições e destacou a tradição junina de Marabá.
“O Arrastão já é tradicional há mais de uma década. Nossa cidade tem um ponto muito positivo que é ser uma das cidades do Brasil que possui mais grupos juninos. Serão 37, ao todo que se apresentarão e 35 competindo e abrilhantando as atividades na arena”, destaca.
Os participantes foram muito aplaudidos na chegada a Arena Z-30, onde foram anunciados e entraram um por um, fazendo uma prévia do que será visto nos próximos dias de evento, quando começarão as competições.
Nicole Keithy, brincante da Arrastão do Amor, está surpresa e animada ao ver a nova estrutura montada para edição deste ano.
“Esse ano a organização está de parabéns. Parece que tudo melhorou, decoração, estrutura Tudo está bem caprichado. O público pode esperar que nós também daremos o nosso melhor já que nossa quadrilha é uma das mais queridas. E esse ano espero muita rapadura também”, disse Keithy referindo-se ao tema da Junina Arrastão do Amor.
Na chegada à arena, os participantes foram saudados pelo prefeito Tião Miranda.
“Essa é nossa maior festa cultural. É uma tradição muito forte, que cresce mais a cada dia. Digo que é uma festa que vai do mamando ao caducando, do neto ao avô e ao bisavô. Ficamos felizes de proporcionar isso para população não só de Marabá, mas da região”, celebra o prefeito.
A animação contagiou o vice-prefeito Luciano Dias, que fez a abertura oficial do festejo e não escondeu a expectativa para o início das competições.
“Ano após ano, o festejo junino cresce. Tem mais adesão, as pessoas vêm mais, as quadrilhas se arrumam mais, ensaiam mais, têm vestes mais elaboradas e a Prefeitura vai seguindo o mesmo ritmo, investindo cada vez mais”, destacou.
A 26ª edição do Festejo Junino de Marabá tem o apoio da Equatorial Energia e da Fundação Cultural do Pará, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, via Lei Semear.
“A gente já participa há alguns anos dessa grande festa e é sempre uma satisfação acompanhar a maior festa cultural de Marabá. Agora estamos no Estado e agradecemos a oportunidade dada pelo governador Hélder, de podemos ajudar via lei Semear e ver a cultura do interior ser cada vez mais incentivada”, comenta Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará.
O secretário de Turismo, Caetano Reis, também destacou a importância da festa para levar o nome da cidade para os municípios da região.
“A gente percebe que tem muita gente que não é de Marabá e que está vindo neste fim de semana. A cidade está movimentada pelos marabaenses e cidades circunvizinhas. Conseguimos através de todos esses incentivos fazer uma festa deste nível. Para a gente que assumiu o Turismo recentemente é um desafio enorme continuar divulgando e vendendo essa imagem bonita de Marabá”, ressalta.
O Festejo de Marabá continua neste sábado (24) a partir das 19h com a apresentação da Junina Alegria Não tem Idade, da Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac); Junina Fogo no Rabo Mirim; Junina Moleca Sem-Vergonha de Marabá Mirim; Boi-Bumbá Flor do Campo; Boi-bumbá Estrela Dalva; Junina Diamante Negro e Junina Coração da Juventude.
Na Praça de Alimentação, a animação fica por conta de Dj Pinto, Lu Barros e Ricardo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Jordão Nunes