Festejo Junino: Sucesso de público, evento fortalece a cultura em Marabá
Após nove dias de programação, mais de 30 agremiações, o 36º Festejo Junino de Marabá encerrou na noite deste sábado, dia 1º de julho. Ao todo, a organização estima que cerca de 100 mil pessoas passaram pela Arena Z-30, na Velha Marabá, para acompanhar as apresentações.
O Prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, esteve no último dia para entregar os troféus às juninas campeãs do Grupo A e aproveitou para dar uma volta e falar com o público. O sentimento do gestor municipal é de dever cumprido em promover um evento cultural tão importante para o município.
“É emocionante. Milhares de pessoas aqui reunidas curtindo o Festejo Junino. Marabá já virou uma tradição, uma tradição forte, as pessoas cada dia se organizam mais, quadrilhas, bois-bumbás. É muito legal. A sensação é muito agradável de você proporcionar uma diversão dessa para a população marabaense. Isso é muito importante, valorizar a cultura da cidade. É uma festa bonita”, declara.
Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), Genival Crescêncio, a avaliação é positiva, principalmente porque revela o crescimento do festejo, assim como o desenvolvimento dos grupos culturais que se apresentam ano após ano.
“Cada ano, a prefeitura investe aqui no espaço para dar uma qualidade para a apresentação dos quadrilheiros aqui da querida Marabá. Os grupos também a cada dia evoluem mais. Você pode verificar através dos figurinos, das indumentárias e até também das próprias apresentações. O número de juninas a cada ano cresce na cidade. Além da arena, tivemos a Praça de Alimentação, que todo dia contou com apresentação de DJ´s, bandas locais e regionais animando a comunidade com muito forró pé de serra, música paraense”, ressalta o secretário.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, também esteve presente no último dia do festejo e acompanhou a premiação das campeãs. Para ele, o evento proporcionou resultados satisfatórios ao colocar a cultura junina da cidade, tão viva, como destaque.
“O balanço é altamente positivo, você reunir as famílias aqui, reunir os grupos de quadrilhas juninas, de bois-bumbás. E o encerramento, a premiação, a alegria de quem participou, de quem venceu. Para nós, é um orgulho muito grande patrocinar, promover um evento dessa magnitude, que contempla tanta coisa. A cultura é um mecanismo enorme de inserção social”, declara o vice-prefeito.
Repercussão
Para quem não pôde participar todas as noites do festejo, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) realizou a transmissão ao vivo dos nove dias de programação, pelo Youtube e Instagram. Só no youtube, as transmissões ultrapassam 100 mil visualizações.
Gabriela Silva acompanhou alguns dias a transmissão pela internet e foi à arena para assistir à apresentação do Cordão do Pássaro Rouxinol, que fez parte no ano passado interpretando o caçador e o esposo interpretou o cangaceiro. A moradora do bairro Belo Horizonte compartilha que a transmissão e os comentaristas fizeram a diferença neste ano.
“Eu estava acompanhando pela transmissão. Aliás, parabéns, porque enriquece muito o evento. Essa transmissão, a gente consegue acompanhar de casa. A gente trabalha e não consegue estar aqui todas as noites, mas eu vim presencialmente para prestigiar essa noite, o Rouxinol, desse mundo querido de amigos. O festejo está muito bonito, cada ano tem uma estrutura que surpreende ainda mais a gente. Eu acho que a grande cereja desse ano foi chamar comentaristas, que são de juninas, que falam com propriedade, com vivência e lugar de fala. Realmente é a maior festa da região sudeste do Pará, a mais festiva e colorida”, comenta.
Quem participou do último dia do festejo e levou toda a família foi Bruna Costa, que é vigilante e mora na Marabá Pioneira. Ela conta que foi em três noites. A família se acomodou com as cadeiras de praia à margem da arena para acompanhar de perto cada detalhe das apresentações.
“Eu achei uma maravilha, uma organização de parabéns. Foi tudo perfeito e mais perfeito ainda porque a Fuá da Conceição foi a campeã. Eu estou bem satisfeita e estou aqui prestigiando com esposo, filhos, irmã, cunhado. Espero que todo ano seja assim, uma maravilha. É cultura que possa trazer mais e mais turistas para essas apresentações maravilhosas do nosso festejo de Marabá”, comenta.
O Festejo Junino de Marabá, além de tudo, é uma atração turística que movimenta a região e atrai pessoas de outras cidades e estados do Brasil. Por meio da transmissão via internet, por exemplo, pessoas de diferentes partes do país e do mundo puderam compartilhar esse momento.
A coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Turismo de Marabá, Isis Mourão, participou do último dia de festejo e analisa o impacto do Festejo Junino de Marabá como polo de atração para quem é de fora da cidade.
“Hoje estamos vendo a festa junina pulsando aqui em Marabá, identificando-se uma das maiores arenas aqui da região Sul e Sudeste do Pará porque a gente está vendo, sim, o pulsar das pessoas visitando. São muitas atrações. Isso faz com que a festa popular seja um atrativo turístico. Então, estamos vendo esse trabalho sendo desenvolvido pela Prefeitura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura. Parabéns a todos os envolvidos nessa grandiosidade de público, espetáculo realmente que está sendo maravilhoso”, relata a coordenadora.
A Presidente da Liga Cultural de Marabá, Sebastiana Silva, avalia que o festejo produziu um impacto que movimentou a economia da cidade.
“A nossa avaliação é a melhor, com certeza. A Prefeitura está com todo o suporte. Esperamos contar com os parceiros em 2024, que está dando certo. A Liga só tem a agradecer. Essas nove noites, com certeza, produziram uma boa renda para o município. A prova disso é ver as barraquinhas todas lotadas. Eu creio que foi uma boa venda para todos eles”, observa.
Realmente a prova disso é a Praça de Alimentação, que contou com shows de DJ´s, além de atrações locais e regionais, os quais embalaram o público. Foram mais de 40 barracas de venda de comidas e artesanato presentes no espaço e teve área de diversão para as crianças.
Mariana Nunes aprovou o espaço e a organização do festejo. A advogada acredita que é imprescindível a valorização das atividades culturais no município.
“As barracas aqui estão ótimas, muito bem organizadas. As quadrilhas esse ano deram um show, a minha foi campeã graças a Deus. Eu amo essa questão de valorizar a cultura porque traz a questão dos bois, as quadrilhas abraçam a cultura, como a Fogo no Rabo, que trouxe o brega do Pará. Isso fortalece a nossa cultura”, ressalta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes / Sergio Barros