Festejo Junino: Apresentações dos Bois-bumbás atraem turistas na penúltima noite da festa
Com os campeões já definidos, as últimas noites são apenas de festa para as juninas e bois-bumbás vencedores do 36º Festejo Junino de Marabá. A penúltima noite, nesta sexta (30 de junho), ficou reservada para apresentação do top 5 dos bois da cidade. Brilho da Noite, Flor do Campo, Estrela Dalva, Senador e o campeão Aroeira atraíram marabaenses e turistas para ‘sextar’, na Arena Z-30.
O Rafael Domingues veio de São Paulo passar o verão em Marabá, curtiu a Praia do Tucunaré e aproveitou a noite de desfile exclusivo dos boi-bumbás para apreciar uma cultura que não conhecia.
“É a primeira vez que vejo a apresentação de um boi-bumbá e estou achando sensacional. É uma cultura muito diferente do que temos em São Paulo. É muito bom. Já vim algumas vezes na cidade, mas é a primeira vez que tive a oportunidade de vir acompanhar. Para mim é tudo muito novo e está sensacional”, comenta ele, que é técnico em informática.
A Larissa Bordon, 32 anos, é de Santos-SP e já havia conhecido o festejo de Marabá em outros anos. Mas dessa vez aproveitou a oportunidade para conhecer os bois. “Eu vim na quarta e vi e as juninas e hoje vim para ver os bois. Boi-bumbá a primeira vez que vejo. Apresentação bem legal e rica. A dança e a música são rápidas e animadas, gostei bastante”, comentou.
Ela também veio aproveitar o verão e disse que a nova estrutura do festejo chamou a atenção. “Não sou daqui, mas já assisti uma vez, anos atrás, e agora parece que está maior e mais bonito. Aproveitei a praça de alimentação e tem muita coisa gostosa. Apreciei bastante”, completa a turista.
Apresentações
Dentro da Arena, as apresentações foram de muita animação. Os vice-campeões do Boi Senador fizeram uma grande festa ao se retirar da arena e comemoram o resultado. O Carlos Eduardo, 11 anos fez a estreia no festejo e disse que chorou de alegria ao saber do vice campeonato.
“Primeira vez aqui no Senador. Gosto muito de dançar aqui. Fico feliz de ter participado e amo muito o Senador, é um boi diferente dos outros e é o melhor. Chorei de emoção pelo segundo lugar e ano que vem tem mais. Vou dançar de novo e ir atrás do primeiro lugar”, garantiu o menino.
Uma das atrações do Boi Senador para este ano foram as presenças dos Cazumbas, que chamaram a atenção da plateia. “Fui feliz e parabenizado pela nossa coreógrafa Eliete Torres, com o primeiro ano dos cazumbas no Boi Senador. Que venham outros. Fomos vice-campeões, mas ano que vem vamos vir com tudo para ser campeão. Primeiro ano nosso, mas teremos mais todos os anos e com mais novidades e atrações. Aguardam a gente e se preparem”, garantiu o cazumba do Boi Senador, Thiago Ferdinando.
Os campeões do Boi Aroeira também não fizeram por menos na apresentação, que encerrou a noite. Com uma torcida animada, que levou balões e sinalizadores, a apresentação ficou marcada pela emoção e alegria pela conquista, depois de 23 anos parado.
Leandro Alves foi morcego do Boi Aroeira, quando tinha seis anos, e não esconde a emoção de voltar com 29 anos, para conseguir o título. “A humildade da família Aroeira me motivou a voltar a dançar aqui. Minha mulher e filho esse ano dançaram também”, revela.
Ele celebra o título que dedica ao Bairro Santa Rosa. “Trazer esse título não foi só para nós, foi para o Bairro Santa Rosa. Viemos, depois de 23 anos, trazer esse título para eles, para o bairro todo. Chorei, comemorei com a família e estou feliz de ter feito essa nova apresentação”, destaca.
A esposa dele, Letícia Scarlet, é cunhã-poranga do boi e também ressalta a alegria com a conquista. “Foi bem gratificante. Mais ou menos o que esperávamos. Muito bom mesmo viver essa emoção de ficar em primeiro lugar”, complementa.
O tema do boi foi “Nossa infância nas ruas”, em homenagem aos participantes, pois para retomar as competições a diretoria procurou crianças e adolescentes nas ruas da cidade para participar do projeto cultural.
“Teve gente dizendo que estávamos catando lixo para competir. Não. Estávamos reciclando lixo. Fizemos um trabalho com um espetáculo, foi com trabalho de reciclagem. Crianças que estavam lavando carro, vendendo chopp foi que vieram compor nossa história, que foi contada na Arena”, completa Naldo da Santa Rosa, presidente do Boi Aroeira.
Vale ressaltar que neste sábado, encerramento do Festejo, tem apresentação das top cinco das juninas adultas, na Arena, e shows de DJ Marcos, Jr. Ceceu e Charles do Arraiá e banda.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes