Festejo Junino: Serviços de saúde são disponibilizados todos os dias do evento
O Festejo Junino de Marabá continua na Arena Z-30, montada na Marabá Pioneira, e o público se faz presente em grande número, lotando as arquibancadas para assistir os Bois-Bumbá e quadrilhas juninas que se apresentam ao longo da noite.
Além de toda a estrutura de Arena e Praça de Alimentação, a organização do festejo disponibiliza serviços de saúde todos os dias para os brincantes e público. Bombeiros, médicos, socorristas e ambulâncias estão a postos para atender qualquer intercorrência, como desmaios, ferimentos e outros, como explica André Lima, coordenador da equipe de bombeiros civis.
“Trabalhamos primeiramente com prevenção, tanto dentro da arena como fora. O brincante vem para se divertir, mas tem aquela situação que ele esquece de se alimentar e se hidratar, então a nossa equipe está sempre a postos no backstage para o caso deles passarem mal, a gente poder vir dar o atendimento e, se for o caso, encaminhar até a ambulância”, explica.
Na ambulância, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, o paciente conta com equipamentos apropriados, como prancha para transporte, oxigênio, oxímetro, glicosímetro, medicações entre outros. Alguns casos são encaminhados ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, como esclarece a técnica em enfermagem, Regina Célia Moraes.
“Nosso objetivo (principal) é oferecer nosso trabalho aos brincantes e esses outros casos direcionamos ao SAMU que, se for o caso, pode levar para um hospital”, explana, ressaltando que até agora foram registrados poucos atendimentos, a maior parte são crises de ansiedade dos brincantes.
“O pessoal chega muito nervoso, com falta de oxigenação, respiração e atendemos aqui”, revela.
Testes rápidos
Equipes do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), compostas por aconselhador, farmacêutico, técnico em enfermagem e administrativo, também atendem todos os dias, das 18h às 22h, com realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e fornecem orientações e métodos de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
A coordenadora do SAE/CTA, Katiane Chaves, afirma que, no evento, eles conseguem alcançar uma grande demanda que não comparece na unidade, durante a semana. “Temos a responsabilidade de levar à população em geral o acesso aos serviços de saúde e o CTA é volante. Hoje estamos aqui no festejo junino e aproveitamos a oportunidade de oferecer o serviço de saúde gratuito, sigiloso e seguro. Quem puder comparecer aqui no estande da saúde, estaremos aqui até o dia 1º de julho”, convoca.
Para realizar o teste é bem simples, basta fazer um cadastro com documentação pessoal e fazer a coleta de sangue com apenas uma picada no dedo. O resultado sai em até 15 minutos e é entregue de forma sigilosa. A partir disso, a orientação é feita por psicólogo, enfermeiro e assistente social, de acordo com o resultado.
Quem aproveitou para monitorar a saúde foi Ariel de Souza, de 19 anos. “É importante fazer o teste porque a gente não sabe o mundo de hoje e para a gente saber se tem alguma coisa. Tenho trauma com agulha, mas é importante vir fazer o teste. Eu faço de mês em mês para monitorar. A gente tem que se cuidar”, pontua.
O professor de Geografia, Gustavo Ferreira, 28 anos, enaltece o trabalho conjunto da festa. “Esse casamento da consciência no que tange à saúde e à valorização cultural é muito bom, porque as pessoas vêm aqui com o intuito de se divertir e acabam fazendo esse método profilático para saber se tem ou não algum tipo de infecção, de doença, e, caso venham a ter, possam tomar os cuidados cabíveis. É um ato bem louvável da prefeitura”, elogia.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes