Festejo Junino: Quadrilhas, Dj’s, show e Boi-Bumbá Treme Terra marcam 3ª noite
A 3º noite do Festejo Junino de Marabá, neste domingo (26), levantou o público com a apresentação de juninas mirins Gigantes do Norte e Moleka Sem Vergonha, Juninas do Grupo B Balão Dourado e Levada Louca, junina do grupo A Fuá da Conceição e Boi-Bumbá Treme Terra. Antes das apresentações teve DJ Jadson na arena da Z30. Já na praça de alimentação, animação ficou por conta do DJ Diogo e Show de Lynda Sousa.
A primeira junina a se apresentar foi a Gigantes do Norte mirim que levou o tema “O São João de Cores e Alegrias”, buscando relembrar a beleza das danças e passos tradicionais, tendo o casamento como elemento nostálgico, mas com a modernidade dos figurinos. As 32 crianças da Junina demonstraram muita animação, encantando o público que chegou cedo à Arena Z30.
Na sequência, foi a vez das crianças da Molequinha, como é conhecida a Junina Moleka Sem Vergonha Mirim. Com o tema “Jardim Encantado”, as crianças mostraram que são as sementes do futuro para que a tradição do São João perdure em nossa cidade. A junina é formada por alunos do bairro Amapá e participou pela primeira vez do Festejo.
Abrindo a apresentação dos adultos, a Junina Balão Dourado do grupo B, do Bairro Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Coca-Cola, fez sua estreia no Festejo Junino. Com o tema “Festa Junina de Cores”, os brincantes se apresentaram com cores fortes como azul, amarelo e vermelho. Os destaques utilizaram roupas em lilás.
Na sequência, o Boi Bumbá Treme Terra levou a temática da natureza para a arena. Com uma apresentação bem performática, diferentes grupos se apresentavam. Em um deles, um jagunço com uma pistola corria atrás do jovem negro. Brincantes com máscaras de animais da Amazônia circulavam na quadra, enquanto as índias e crianças dançavam no meio.
A plateia reagiu com gritos a cada entrada de um personagem novo na apresentação. O jovem Kauan, 17 anos, se apresentou pela primeira vez e não escondeu a emoção. “Nervoso, mas muito animado. Hoje é só o começo porque voltaremos para as finais. Muito feliz com nossa participação”, comenta.
Outra apresentação bem performática foi a da Junina Levada Louca do grupo B. Com o tema o “Baile de Máscara no Palácio Real”, a agremiação foi puxada pelo “bobo da corte”, que comandava os convidados, Rei e Rainha, príncipe e princesa para dar vida e alegria ao reinado.
Na história, o rei se encontrava muito doente e o baile foi utilizado para espantar a tristeza, através da mágica e alegria do São João, realizando o casamento de um príncipe de outro reinado para unificar a corte. A apresentação contou com momentos bem específicos, em que cada casal se apresentou até desembocar na dança generalizada no palácio.
Encerrando a noite, uma das favoritas ao título, a Fuá da Conceição transformou a quadra em um picadeiro junino. O tema “Circo Encantado da Fuá” espalhou a alegria pela Arena Z30. O quadrilhão representou a alma artista e a folia circense nos brincantes. As linhas de base azul, vermelho, vinho e verde representaram os talentos para se tornarem “saltimbancos mágicos”, referência a canção “História de uma Gata”.
A apresentação teve acrobatas, personagens representando os palhaços Pirulito e Pirulita, um casal de noivos, que fazia menção aos romances circenses dos anos 40 e 50, e o casal de majestades, fazendo referência à melodia Coração do Artista.
Isabelle Cristhinny, 15 anos, falou que realizou um sonho ao entrar na arena. “É um sonho para todos voltarmos ao festejo, depois desse tempo parado, e fazer um espetáculo bonito como esse. Venho desde pequena assistir e agora participei desse show com essa energia, essa animação. Estamos todos muito empolgados”, completa.
As apresentações continuam no quarto dia de Festejo (27, a partir das 20h, com as juninas mirins da Splendor e da Águia de Fogo. Logo após será a vez do Boi Bumbá Rei do Campo entrar em quadra. No encerramento da noite haverá a apresentação de três juninas do Grupo A: Amor Perfeito, Balão de Chita e Arrastão do Amor. Na praça de alimentação tem Dj Jr Batidão e show de Rômero Soares.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento / Jordão Nunes