Festejo Junino: Divisão de Vigilância Sanitária monitora venda de alimentos
Durante o 36º Festejo Junino de Marabá, de 23 de junho a 1º de julho, todas as noites, à Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa), vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, fiscaliza os estabelecimentos de vendas, principalmente as barracas de alimentação, para garantir a segurança e a saúde dos cidadãos. O objetivo é prevenir possíveis riscos à saúde pública.
Segundo o técnico em vigilância sanitária, Paulo José, coordenador da equipe, os técnicos da Vigilância Sanitária intensificaram o monitoramento. “Durante as atuações, verificamos o cumprimento das normas sanitárias, tais como a higiene dos ambientes, a qualidade dos produtos comercializados, a manipulação correta dos alimentos, além de controle de temperatura adequada dos alimentos, validação dos produtos, condições sanitárias dos manipuladores e presença de licenças sanitárias atualizadas”, explica.
Paulo ainda relata que os técnicos qualificados têm inspecionado os pontos de venda de alimentos, restaurantes, barracas de comidas típicas e outros estabelecimentos, que oferecem alimentos durante o período festivo.
Mas as ações da vigilância não acontecem apenas nos dias de festejo. A preparação começou em abril, com atividades que incluem medidas preventivas e educativas para os profissionais que operam a manipulação de alimentos. “Iniciamos com uma palestra sobre boas práticas de higiene e manipulação segura de alimentos, onde foram destacadas as principais orientações e normas sanitárias a serem seguidas”, pontua Paulo.
Além da palestra, a Vigilância Sanitária disponibilizou exames médicos para os manipuladores de alimentos. Esses exames têm o objetivo de verificar a saúde dos profissionais, garantindo que estejam em condições adequadas para praticar as atividades. Além disso, foram confeccionadas as carteiras de manipulador de alimentos.
Durante os meses de abril, maio e junho, os manipuladores de alimentos obtêm as carteiras, que comprovam que estão cientes das normas e boas práticas de higiene alimentar. “Queremos assegurar que todos os profissionais estejam habilitados e conscientes das boas práticas de manipulação de alimentos, visando a prevenção de doenças e a garantia da segurança alimentar durante o período da festa junina”, assegura.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes/ Divulgação