Festejo Junino: Terceira noite leva o brilho dos Bois-Bumbás e alegria das Juninas para a arena
A terceira noite do Festejo Junino de Marabá, neste domingo (25), levantou o público com a apresentação das Juninas Mirins Gigantes do Norte e Splendor Junino; das Juninas do Grupo B Águia de Fogo, Rei do Sertão e Balão Dourado; e dos Bois-Bumbás Brilho da Noite e Treme Terra. Antes das apresentações teve DJ Ferreira na praça de alimentação e shows de Wânia Alves e Rômero Soares.
A primeira junina a se apresentar foi a Splendor Mirim, encantando o público com a releitura do conto de fada do “Fantástico Mistério da Feiurinha”, de Pedro Bandeira. Na sequência, foi a vez das crianças da Gigantes do Norte, com o tema “Espirito Santo, Fé e Mistérios” realizando um culto ao Divino Espírito Santo em suas diversas manifestações do catolicismo.
Abrindo a apresentação dos adultos, o Boi Brilho da Noite, que representa o Bairro Km7, surpreendeu trazendo um pajé que rastejou pela quadra representando uma cobra e levantou o público. “Falei que tínhamos um espetáculo a mostrar e foi o que fizemos. A gente sempre dá o melhor e a expectativa é levar o título esse ano”, comenta o Pajé Charles Tamachiro.
Ele conta que a ideia de um pajé em formato de cobra partiu dele, que desenhou e confeccionou a própria roupa. “Eu mesmo desenho e confecciono, do começo ao fim, pena, cocar, tudo. Tive a ideia, falei com o presidente e ele achou ótimo”. Seu filho Apolo, que abriu a apresentação do boi, também chamou a atenção com seu carisma. “Esse ano falei que traria meu bebê mais novo. Sempre quis dançar com ele e foi ótimo demais”, complementa Tamachiro.
Uma das que se admiraram com a apresentação foi Kelciane Silva, 19 anos, moradora do Bairro Araguaia. Ela conta que veio ao festejo pela primeira vez e não torce para algum grupo específico, mas gostou muito da apresentação do Brilho da Noite.
“Achei tudo maravilhoso. Do nada sai um lagarto. Isso fez a diferença. Quando chegou o boi, vieram as luzes, achei tudo muito lindo. Primeiro ano que venho no Festejo e estou adorando. Achei a estrutura boa, está bem confortável, gostoso de assistir. Vim com meu namorado e cunhada. Pretendemos voltar”, comenta a garota.
Na sequência, o Boi-Bumbá Treme Terra levou a temática da Amazônia para a arena. Com uma apresentação bem performática, diferentes grupos se apresentavam. Brincantes com máscaras de animais da Amazônia circulavam na quadra, enquanto as índígenas e crianças dançavam no meio.
A plateia reagiu com gritos a cada entrada de um personagem novo na apresentação. A jovem Amanda Beatriz, 17 anos, se apresentou pela segunda vez como sinhazinha e não escondeu a emoção. “A gente fica muito nervosa. É uma pressão muito grande, mas se Deus quiser esse ano é nosso”, comenta.
Figurinista por nove anos, Mykael Guedes fez sua estreia dançando e logo na posição de Pajé. “Fiquei nervoso, mas sob controle. Meu figurino, eu fiz. Representa a Amazônia. Trouxe as cores verde, laranja e preto. O público pode esperar que vamos brigar pelo título”, acrescenta.
Completando as apresentações da noite, as tivemos Juninas do Grupo B Águia de Fogo, Rei do Sertão e Balão Dourado tomaram a quadra. Ambas levaram muita animação à arena. “Nunca participei. É a primeira vez. Fiquei muito nervosa e muito alegre ao mesmo tempo. Arrasamos e vamos trazer muita coisa boa”, comenta a estreante Flávia Letícia, da Junina Águia de Fogo, que levou o tema Amor de Sanfoneiro.
Representando o bairro São Félix, a junina Rei do Sertão voltou a competir após 7 anos e animou o público que permaneceu até o final das apresentações. “Me trouxeram esse projeto para levar novamente a Rei Do Sertão às quadras. Preparamos um belo espetáculo com os meninos e trouxemos esse ano o tema de Santo Antônio. No início fizemos um teatro retratando a vida da dona Jacinta para depois iniciarmos as danças”, explicou o Manoel Victor, Manu do Rei do Sertão.
O Festejo de Marabá continua nesta segunda, 26, a partir das 19h30, com a apresentação das Junina Mirins Sereia da Noite e Levada Louca; dos Bois-Bumbás Aroeira e Senador; e das Juninas Adultas Coração de Estudante e Arretados da Paixão. Na Praça de Alimentação, a alegria fica por conta de DJ Junior Batidão e show de Ítalo Sousa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes / Sergio Barros / Jordão Nunes