Fevereiro Roxo: Blitz Educativa encerra campanha de conscientização sobre lúpus e fibromialgia
Na tarde de quinta-feira, 29, o Departamento de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma blitz educativa para o encerramento da campanha Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre lúpus e fibromialgia. A ação ocorreu no semáforo da Cidade Nova, localizado na Avenida Transamazônica, próximo à Câmara Municipal de Marabá.
Na ocasião, houve distribuição de panfletos, colados adesivos nos carros, estendidas faixas e realizadas breves conversas com os motoristas e pedestres que passavam no local.
“A gente veio realizar o encerramento da nossa campanha Fevereiro Roxo com a Blitz Educativa, trazendo mais conscientização para a população sobre fibromialgia e lúpus. A gente conseguiu atingir o nosso objetivo, de levar mais conhecimento para a população sobre essa doença, que é pouco falada”, explica a coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas, Lilia Moura.
Os alunos do curso de enfermagem do Grau Técnico também participaram da ação. A enfermeira e professora do Grau Técnico, Ana Carolina, ressalta a importância das ações para a população e para os alunos.
“São duas doenças silenciosas, muitas vezes não tem diagnóstico facilitado, e nós estamos aqui para relembrar a população sobre a existência dessas doenças para que a gente consiga prevenir e tratar. Participamos também de ações na Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda e na Unidade Básica de Saúde Laranjeiras realizando palestras. São momentos muito gratificantes tanto para nós da docência, quanto para eles como alunos, por trazerem novas vivências em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.
A empresária Alessandra Santos, do Restaurante Sal e Brasa, passa frequentemente pelo local de bicicleta para ir trabalhar e ficou feliz em ver a ação.
“Estou indo trabalhar e fico feliz de ver ações de conscientização. Muito importante que todos tenham conhecimento e acesso a essas informações”, opina.
O Matheus Barbosa disse que não tinha muito conhecimento da doença.
“Estou sabendo agora, não sabia dessas doenças. Importante a ação”, complementa.
A campanha Fevereiro Roxo intensifica a circulação de informações sobre o diagnóstico, tratamento e os cuidados em relação à fibromialgia e lúpus, além de destacar os direitos que as vítimas dessa doença têm.
Como, por exemplo, o direito à carteirinha de prioridade. Ambas são doenças crônicas, que não têm cura, por isso a cor roxa. Além disso, tais sintomas podem ocasionar dificuldades de permanecer em pé por muito tempo por conta das dores.
Dessa forma, instituíram-se duas Leis Municipais que promovem, por meio de uma carteirinha de identificação, o acesso prioritário em vagas de estacionamento e em filas aos portadores dessas doenças. Atualmente, Marabá possui 279 portadores de fibromialgia e 48 de lúpus cadastrados nas carteirinhas de prioridade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sávio Calvo