FISCALIZAÇÃO: PROCON INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E CONSTATA IRREGULARIDADES EM COBRANÇA
Na manhã desta terça-feira (20), o Procon acompanhou uma vistoria realizada pela Celpa, em uma residência no Bairro Novo Horizonte, onde foi constatada que a leitura do relógio medidor de energia da moradora estava invertido.
A consumidora abriu o procedimento contra uma fatura abusiva recebida, no valor de R$ 1512,00, sendo que, em sua residência apenas uma geladeira, um ventilador e 3 lâmpadas consomem energia elétrica. Diante da situação, em audiência realizada no Procon, a advogada da empresa afirmou que a Celpa já havia feito duas vistorias e não detectou nada errado na contagem.
O Procon agendou a vistoria com a Celpa na manhã de ontem (20) e in loco foi constatado pelo Procon que o relógio da consumidora estava invertido. “O relógio da consumidora é um, o consumo dela estava em outro relógio. Ou seja, a leitura era feita em um relógio que não tinha nada a ver com a casa dela”, explica a coordenadora do Procon, Zélia Lopes, ressaltando que a abusividade da Celpa foi em afirmar que estava certa, todavia, na presença do Procon foi constatada tal irregularidade.
O Procon exigiu imediatamente o cancelamento da fatura e a Celpa realizou a inversão dos relógios. Esta foi a segunda vistoria acompanhada pelo Procon por irregularidades da empresa Celpa. “Não é prática do Procon, mas devido a demanda do município, em casos bem atípicos, o Procon começou a participar”, conclui a coordenadora do órgão.