Festejo Junino: Com mais de 30 troféus, Boi-Bumbá Flor do Campo se prepara para alegrar o público
Um dos grupos mais antigos e esperados pelo público na Arena Junina é, sem dúvidas, o Boi-Bumbá Flor-do-campo, que chama a atenção por onde passa, com batuques e passos de marujada, além da voz poderosa do fundador José Rodrigues, o famoso “Mestre Zé do Boi”, que enriquece ainda mais as apresentações. Mas para isso, é preciso bastante disciplina nos ensaios noturnos que já começaram na sede da agremiação, bairro Independência. Atualmente, o grupo conta com 90 integrantes, divididos entre tocadores, dançarinos e cantores. Este ano, será o 3º a se apresentar nas eliminatórias que começam no dia 24 de junho. Veja a programação completa do 36º Festejo Junino de Marabá.
“A correria da gente por aqui é muito grande. Mas estamos preparando várias surpresas e o tema esse ano vem bem pesado porque envolve muita coisa. A gente vai com boa expressão para mostrar quem é o Boi-Bumbá Flor do Campo e fazer o nosso recado, que é o que eu sempre faço para a população de Marabá e região”, garante o Mestre Zé do Boi, criador e presidente do grupo.
Surpresa e frio na barriga é o que não vai faltar, ainda mais para quem conduz a fila dos dançantes, como a integrante Weslane Silva, 23 anos, que já se apresenta há sete anos pelo Flor do Campo e promete abrilhantar o arraial municipal.
“Quando se aproxima a data para o festejo, fica aquela emoção. É uma responsabilidade muito grande para mim que puxo uma das filas, porque as meninas tentam se inspirar em mim e eu tento passar para elas uma segurança, justamente na hora da entrada e de fazer os passos. Meu traje é um pouco diferente do delas e tem muita novidade por aí. Todo mundo pode esperar que tem muita coisa boa para a gente apresentar nessa arena, ao público e aos jurados. Vamos brilhar bastante. Vai valer a pena, muito”, declara Weslane.
A integrante enfatiza que é fundamental participar com amor e dedicação, pois dessa forma se transmite melhor a performance nas arenas. “A gente tem que amar para poder estar aqui. Porque não é fácil a gente passar o dia trabalhando e vir fazer parte disso aqui, que é uma responsabilidade muito grande, que vai além de uma competição. A gente sempre tem aquele lema de respeito. Respeitar todas as culturas, todos os bois-bumbás. Isso é o que o seu Zé e a nossa madrinha, Samara Silva, nos passam”, expressa a dançante.
Outro puxa-fila dos dançarinos será o integrante Robson Souza, 21 anos, que está há oito anos no grupo e já sonha com mais uma premiação.
“A gente busca a diversão e alegria, mas a gente busca também o prêmio, porque é algo que visamos muito. Esse ano eu vou representar o puxa-fila dos Índios. É algo que a gente quis implementar, botar algo de diferente dos outros para chamar a atenção do público”, revela.
O grupo
Atual campeão do 35º Festejo Junino de Marabá em 2022, o Boi-Bumbá Flor do Campo foi fundado em 1990, no município de São Domingos do Araguaia. Em 1993, o Mestre Zé o trouxe para Marabá e até hoje brilha nas arenas com cores brancas e vermelhas, que representam a paz e o amor.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes