FORÇA DO CAMPO: IFPA RURAL FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA EM MARABÁ
Na manhã desta sexta-feira, dia 24, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Tecnologia participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Marabá para discutir a criação de cursos superiores para o IFPA Campus Rural de Marabá. Do evento, participaram mais de 300 pessoas, entre professores, estudantes, representantes do Poder Público Municipal e da 4ª Unidade Regional de Educação (URE).
A abertura foi feita pela diretora de Extensão do IFPA Rural, Suzenny Rechene, que também atua como diretora geral substituta do Campus. Ela fez uma apresentação do cenário atual do campus do IFPA, que está sediado a 25 km da sede do município, com os cursos existentes, especialização e o quadro de professores e alunos.
Ricardo Pugliesi, secretário de Indústria, Comércio, Mineração e Tecnologia, representou o prefeito Tião Miranda no evento e reconheceu que a educação ofertada pelo IFPA Rural é bastante representativa para a comunidade. Lembrou que no passado, muitos estudantes de Marabá iam para outros centros estudar e ficavam por lá para trabalhar. “Nos últimos dez anos, houve muitos movimentos para fortalecer a educação superior e tornar Marabá uma cidade universitária, como é hoje. Neste dia em que o IFPA propõe novos cursos para a comunidade, a Prefeitura elogia e avalia que será de grande valia para o desenvolvimento técnico deste município. Nosso município ainda tem carência de curso de medicina veterinária e zootecnia, por exemplo, embora tenhamos um dos maiores rebanhos bovinos do Pais”, disse Pugliesi.
O secretário municipal avalia que o Centro de Convenções de Marabá, que será inaugurado daqui a poucas semanas, vai atrair feiras e outros eventos de várias áreas, inclusive tecnológica, e com isso muitas empresas poderão ser atraídas para Marabá. “A geração de vocês terá melhores oportunidades de acesso à educação do que os pais de vocês tiveram. Todos precisam se preparar para os novos desafios do mercado de trabalho”, disse o secretário.
Os cursos em discussão pela comunidade ligada ao IFPA são Biologia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Licenciatura em Matemática, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Geografia, Pedagogia e História.