FUNDAÇÃO DA CASA DA CULTURA ENCERRA ANO COM LANÇAMENTO DE LIVRO E CANTATA DE NATAL
Na noite desta terça-feira, dia 19, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizou uma festa para celebrar as conquistas de 2017 e ainda lançar o Boletim Técnico Nº 9. A programação contou também com recitação musical com mais de 400 alunos dos projetos da Escola de Música da Casa.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Marabá, com a participação do prefeito Tião Miranda; do vice Toni Cunha; da presidente da Fundação Casa da Cultura, Vanda Américo; do chefe de Gabinete do Prefeito, Walmor Costa; do secretário de Cultura, José Scherer, entre outros convidados.
O prefeito Tião Miranda disse que ficou entusiasmado com tantas crianças e adolescentes envolvidas em projetos de música na Fundação Casa da Cultura de Marabá. Ele fez questão de elogiar toda a equipe que trabalha na instituição e enalteceu a parceria que o IFPA e UEPA mantêm com a FCCM. “Esse Boletim Técnico é precioso e faz um registro da ciência que se produz em nossa região. Agora, está mais valorizado ainda com a indexação”, disse.
Tião fez questão de mencionar o apoio que sua gestão tem dado na manutenção da Casa da Cultura e reafirmou que em breve vai autorizar a realização de obras para ampliar o espaço físico da instituição, construindo novos prédios para abrigar os arquivos ali existentes. “Precisamos fomentar mais ainda a Escola de Música para que o maior número de crianças tenha condições de tocar um instrumento e aprender sobre essa arte”, disse o prefeito.
O gestor municipal desafiou a presidente Vanda Américo para que prepare os alunos da Escola de Música Moisés Araújo para uma apresentação exclusiva no teatro do recém-inaugurado Carajás Centro de Convenções. “Vou conseguir o espaço e você prepara os alunos para essa apresentação”, disse o prefeito, que foi aplaudido pelos pais e estudantes presentes.
Ao usar da palavra, Vanda Américo exaltou a gestão municipal por propiciar as condições para que Fundação Casa da Cultura desenvolva todos os projetos que estão em andamento. “O prefeito Tião Miranda e o vice Toni Cunha têm um olhar sensível para esta Casa e as ações que são desenvolvidas aqui. Temos muitos desafios pela frente, mas nos sentimos motivados para executar porque sabemos que teremos as condições necessárias para isso”, disse ela.
A presidente também ressaltou o empenho do corpo docente e administrativo da FCCM, que no dia a dia trabalha com mais de 1.300 alunos apenas na Escola de Música Maestro Moisés Araújo, sem contar os demais projetos realizados. “Nossa Banda de Música tocou em 2017 em muitos eventos em Marabá, tanto na cidade quanto na zona rural e isso muito nos orgulha”, diz.
Sobre o Boletim Técnico, Vanda avalia que este é um momento histórico para a Fundação, porque diferentemente das oito edições anteriores, a versão atual é a primeira indexada no Latindex – um sistema de informação qualitativa que mostra o grau de comprometimento dos periódicos acadêmicos e científico ibero-americanos, ante um conjunto de características de qualidade editorial. “Com essa indexação, a Fundação Casa da Cultura está numa rede de disseminação de pesquisas que envolve 19 países e o Boletim está sendo publicado em dois idiomas, com 12 artigos. Doutores e mestres de nossas universidades vão procurar inserir suas pesquisas em nosso boletim, porque é o único com essas características no sul e sudeste do Pará”, explica Vanda.
Em suas considerações, o vice-prefeito Toni Cunha elogiou o trabalho realizado pela Casa da Cultura, dizendo que fica orgulhoso em saber que há profissionais capazes e comprometidos desenvolvendo trabalho de excelência em prol da cultura do município. “É com projetos como estes que vamos conseguir vencer a batalha contra a violência e em favor da inclusão social. Eu já sabia de alguns detalhes das ações educativas realizadas na Casa da Cultura, mas agora estou mais convicto de que precisamos dar mais importância e divulgar o trabalho realizado por essa equipe”, destacou.