Gestão: Semad empossou mais de mil servidores e Sefin destaca equilíbrio fiscal no município
A Prefeitura de Marabá conta com 10.943 servidores, além de inúmeros serviços públicos e equipamentos de infraestrutura. Para ordenação do orçamento que mantém toda a gestão funcionando é necessário uma equipe afinada tanto na Secretaria Municipal de Administração (Semad), quanto na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
“A Semad é o coração da prefeitura”, afirma o titular da pasta, Nilton Medeiros. A secretaria é responsável pela organização da folha de pagamento, controle de férias, licença-prêmio, contratos, nomeações e posse de novos servidores por meio de concurso público.
“A principal que é primordial para o serviço público é a folha de pagamento, que é mês a mês, tem que estar pronta até o dia 25 para pagar até o dia 28 e a gestão não gosta de atrasar. Então, essa é uma ação que a gente tem que ter muito cuidado pela segurança do processo para não deixar ninguém prejudicado, nem prejudicar a prefeitura. As pessoas que estão na folha de pagamento têm um compromisso muito sério”, ressalta o secretário.
Segundo a secretaria foram empossados cerca de 1000 novos servidores. Só em 2022, a Semad organizou dois concursos públicos. Um voltado para professores pedagogos e outras áreas como história, ciências e matemática para as zonas urbanas e rural e outro para o cargo de cuidador de pessoas com deficiência. A secretaria já convocou cerca de 200 pessoas para tomarem posse em janeiro. Além disso, a secretaria seguiu com a posse de servidores do concurso realizado em 2018.
Outra frente de atuação da Semad é por meio da Comissão Especial de Licitação e da Comissão Permanente de Licitação responsáveis pelos contratos e compras celebrados pela gestão. A Semad também realiza o controle de materiais utilizados no dia a dia do serviço público como material de limpeza e de expediente.
“Eu quero dizer para todos os servidores da Prefeitura de Marabá, independente do trabalho que realizem, que 2023 se dediquem, façam o melhor que puderem, seja na saúde, na educação, na limpeza urbana, na Secretaria de Obras, na Comunicação. Nós temos que zelar por essa caminhada boa da prefeitura. Se o servidor fizer bem o seu trabalho, então tudo sairá bem. Quero desejar um Feliz Natal e também um Feliz Ano Novo e dizer a todos que vamos ajudar nossa gestão; a nossa cidade merece e o povo de Marabá merece. Agradecer a todos os servidores em geral”, destaca o secretário.
Já na Secretaria de Finanças, a avaliação da titular Meire Rolim, responsável pelas Finanças da gestão municipal, é que a parceria com as demais secretarias é imprescindível para as melhores tomadas de decisão pelos gestores, buscando um melhor controle externo e social.
“O controle financeiro diário, os lançamentos de informações sempre em tempo real permitiu que os gestores executassem corretamente o seu planejamento, com isso o salários sempre pagos dentro do mês, os fornecedores pagos sem atrasos, o reflexo disso é uma economia estável em nossa cidade”, ressalta a secretária.
Essas ações ajudaram a manter o equilíbrio fiscal do município. Além disso, Meire Rolim ainda ressalta a organização da secretaria no cumprimento de requisitos junto ao Governo Federal, que trouxe bons resultados.
“Salientamos ainda a importância e a seriedade levado por nossa equipe, fez com que enviássemos sempre corretamente as Informações ao Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais – CAUC (Sistema do Governo Federal), cumprindo os requisitos fiscais necessários, fazendo com que o município celebrasse instrumentos para transferência de recursos do governo federal”, reitera.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio