Cidade: Com 13º e antecipação do salário, comércio deve movimentar ainda mais, neste final de ano
Mês de dezembro chegou e com ele datas importantes que fazem movimentar o comércio e criar novas expectativas nos comerciantes com a possibilidade de boas vendas para o Natal e Réveillon. A Prefeitura de Marabá contribui com esse momento com a 2ª parcela do 13º salário, bem como a antecipação do pagamento dos servidores referentes ao mês de dezembro, o equivalente em torno de R$ 70 milhões de reais, injetados no comércio local. O Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom) calcula um aumento de 5% nas vendas, em comparação com o ano de 2021.
“Para o Sindicato, a expectativa é a melhor, pois melhora o movimento do comércio e isso é uma notícia boa. Sempre acompanhamos sobre os pagamentos do funcionalismo, pois é muito bom e tem muitos colaboradores da Prefeitura, que compram no comércio de Marabá. A expectativa é das melhores, uma injeção de valores, e o faturamento deve ser em algo de 5% sobre o movimento, conforme dados da Federação Nacional do Comércio. E também com os pagamentos dos governos federal e estadual, e tenho uma visão de um bom faturamento para este ano”, comenta Raimundo Neto, Presidente do Sindicom.
Para os comerciantes, além da copa do mundo que vem ajudando o comércio local, o pagamento do funcionalismo público, tanto municipal, estadual e federal, vai contribuir para ajudar na melhoria das vendas de fim de ano, e os comerciantes estão se preparando para as vendas.
Antônia Freitas, tradicional comerciante da Avenida Antônio Maia, está entusiasmada com as vendas. Segundo a lojista, novembro foi um pouco difícil, mas dezembro a esperança se renova.
“Para nós, do comércio, a expectativa é muito grande para ser um bom Natal e nós ficamos com a esperança de boas vendas. Temos fé e esperança que vai dar tudo certo e vamos comemorar mais um ano de sucesso. O mês de novembro foi difícil, mas vencemos e o mês de dezembro vai ser bem diferente dos anos anteriores e vai ser melhor que o ano passado. E os pagamentos da Prefeitura ajudam e muito o comércio sobreviver, pois vai circular mais dinheiro no comércio local”, disse.
E para movimentar ainda mais o comércio e atrair o consumidor para as compras de Natal e Ano Novo, a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) preparou uma campanha de fim de ano, apostando na maior circulação de dinheiro neste período. Segundo João Tatagiba, presidente da ACIM, Marabá conta com um grande diferencial em relação às cidades do interior do estado.
“Nós temos algumas peculiaridades de natureza econômica que fazem o diferencial, por exemplo, o funcionalismo público, pois temos a segunda maior folha de pagamento, que é do Exército, algo em torno de 50% da folha da prefeitura, que hoje está quase 50 milhões de reais, e esse dinheiro vem para a praça e alguns investimentos que estão chegando em Marabá. Temos um lado bom das coisas e esse é o diferencial. E estamos com uma campanha, que é o Sonho de Natal, que visa potencializar o comércio e incentivar nosso consumidor a comprar e com preço acessível”, explicou João Tatagiba.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes