Gestão: De IPTU a empréstimos consignados, Portal da Prefeitura oferece diversos serviços
Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, a Prefeitura de Marabá disponibiliza uma série de serviços online. Com uma média de quatro mil acessos diários, o Portal da Prefeitura permite às pessoas a consulta e impressão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, emissão e validação de notas fiscais, alvarás, certidões negativas e outros.
Entre os serviços mais acessados estão a emissão do IPTU, que pode ser feita a partir do número de inscrição do imóvel ou através do endereço. “Sempre verifico o IPTU através do site, como possuo outro terreno, não recebo todos os boletos em casa. É de grande ajuda, mais fácil do que se dirigir à secretaria. Dá mais comodidade”, conta a professora, Pétala Albuquerque.
Outro recurso muito utilizado por servidores públicos é o Portal do Servidor, que fica acoplado ao site da prefeitura. Por ele é possível imprimir contracheques, verificar margens para empréstimos bancários, conferir o andamento das parcelas já pagas e ter comprovante de rendimentos e imposto de renda. “Quando se entra pela primeira vez o portal já o direciona para trocar a senha. O primeiro acesso é feito através da matrícula e dos seis dígitos do CPF. É importante, pois muitos servidores ainda não sabem dessas funções que facilitam sua vida”, destaca Jovenilson Mendes Costa, assessor especial da Secretaria de Administração (Semad).
A professora, Joseane Maria Santos, acha fundamental os serviços disponibilizados pelo site da Prefeitura de Marabá. “Sempre recorro ao Consigfácil para retirar meu contracheque. Às vezes estamos no banco ou fazendo cadastro em uma loja que precisa desse comprovante, no site temos acesso prático e seguro. Evita que vamos até à Semad gastando mais tempo e dinheiro para se locomover”, expressou.
Esses mesmos serviços também são disponibilizados para os aposentados através do Portal do Ipasemar (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Marabá), sendo possível verificar rendimentos, consultar seus benefícios e outros.
Os comerciantes também podem utilizar o site para validação de notas fiscais e alvarás. Para isso, basta acessar o portal com o número de identificação que será emitido o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Após pagamento, em menos de 24h a prefeitura libera a nota. Lembrando que também é possível fazer a emissão e validação de notas fiscais avulsas.
O Portal da Prefeitura de Marabá é todo adaptado para dispositivo móvel (celulares e tabletes) e também possibilita acessar o Sistema Eletrônica de Informação ao Cidadão (eSIC). Permitindo que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.
Além disso, é possível acessar o Portal da Transparência, Diário Oficial, verificar dados da atual gestão, a agenda do prefeito. Também possui links para as secretarias, divulgação dos serviços e programas disponibilizados pela prefeitura e notícias de ações realizadas pela gestão.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação