Gestão: Vice-prefeito Luciano Dias participa de entrega de instrumentos musicais nas escolas CMRio e Cristo Rei
Bateria, bumbos, flauta doce, flautas transversais, saxofones, trombones, teclados, trompetes e violões estão entre os instrumentos musicais entregues
Na manhã desta sexta-feira, 4, ocorreu a entrega de mais de 160 instrumentos e apetrechos musicais para o Colégio Militar Rio Tocantins, na Folha 13 e para a Escola Cristo Rei, no bairro Jardim União. A entrega contou com a presença do vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias e do vereador Rodrigo Lima. A aquisição dos equipamentos ocorreu a partir de emenda parlamentar e recursos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
No Colégio Militar Rio Tocantins foram entregues 36 instrumentos musicais entre bateria, bumbos, flauta doce, flautas transversais, saxofones, trombones, teclados, trompetes, violões e outros.
A Diretora de Ensino Fundamental do CMRio, Gilda Alves, pontua o quanto os instrumentos são importantes para a formação dos estudantes do colégio.
“Estamos muito felizes com a chegada de todo esse equipamento. O colégio já tem o clube de música, a banda e a fanfarra e esses equipamentos vão qualificar ainda mais nossos alunos. Vieram instrumentos de sopro, que nós não tínhamos. Hoje é um dia feliz para a gente, de agradecimento”, ressalta.
Rebeca Hadassa Dias tem 11 anos e está no 6º ano do Ensino Fundamental. Ela toca flauta doce e pretende aprender a tocar teclado e violão com os instrumentos recebidos. A estudante ainda compartilha sua satisfação com a entrega.
“A música, para mim, é uma forma muito bonita de se expressar e eu gosto muito de me expressar através da música. A música é muito importante para mim. Eu estou muito feliz de ter novos instrumentos”, comenta.
Os estudantes ainda realizaram uma apresentação musical com flauta doce interpretando a música Anunciação, de Alceu Valença.
Na Escola Cristo Rei foram entregues 126 instrumentos como violão, teclado, bumbo, teclado, bombardine, trompete, flautas transversais e doces. Bateria e lira, por exemplo, são alguns dos instrumentos que a escola não tinha antes. Além disso, a escola também recebeu 260 cadernos de música para os estudantes que fazem parte do projeto “Canta e Toca, Cristo Rei”.
De acordo com a Diretora Gleide Hartuique, os novos instrumentos possibilitarão que os estudantes que concluíram o ensino fundamental na escola sejam monitores dos novos alunos atendidos. Ela comenta sobre a alegria de receber os equipamentos.
“Estamos explodindo de alegria. Foram quase três anos de espera, mas o projeto de música não parou com isso. Tínhamos as flautas doces e a gente continuou. E os instrumentos chegaram para completar toda a graça do projeto em parceria com a Casa da Cultura. Os alunos estão eufóricos. Instrumentos que a gente não pensava que ia chegar”, celebra.
Yago Breno Barros é professor de Música da Escola Cristo Rei, cedido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), parceira do projeto. Ele conta que já está trabalhando com um novo plano de ensino a fim de incluir os novos instrumentos nas aulas.
“É gratificante. Nós tínhamos elaborado um plano de ensino com base no que a gente tinha. O projeto existe desde 2018. A escola sempre se manteve da forma como podia. Depois de tanto tempo esperando chegaram os instrumentos e agora teremos que adaptar nosso modo de ensino para incluir esses instrumentos. Por exemplo, tem instrumentos que chegaram e nós não tínhamos e agora vamos ter que colocar em uso”, explica.
Quem está feliz com os novos instrumentos musicais é Janiel Carlos, 13 anos, que estuda no 7º ano do ensino fundamental. Ele é multi-instrumentista e toca trompete, trombone e violão. Janiel relata sua experiência com a música na escola.
“A música, para mim, é algo muito importante porque ela pode definir teu caráter como também pode acalmar, trazer boas emoções. É uma emoção muito grande porque a gente recebeu os novos instrumentos e melhorou muito mais. Eu sempre gostei muito de música porque quando eu não estava fazendo nada em casa, eu pegava um instrumento e começava a tocar porque isso é o que me conforta, isso que me deixa feliz, calmo”, diz.
Parceria entre Legislativo e Executivo
O Vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, acompanhou as entregas dos instrumentos e bateu um papo com os estudantes destacando a preocupação da gestão municipal com a educação e formação de cada um. Luciano reforça a importância da parceria entre Executivo e Legislativo nessas iniciativas.
“Destinar uma parte do orçamento público, a emenda impositiva do vereador Cabo Rodrigo, para a gente comprar os instrumentos musicais, foi fundamental para que esse start fosse dado na Semed, atendendo um pedido da escola. A gente proporcionar um projeto tão importante, tão inclusivo quanto é a música nas escolas, que além de desenvolver o talento das crianças, desenvolve muito a capacidade cognitiva. Que a gente possa, cada vez mais, proporcionar para esses alunos uma educação de qualidade, inclusiva e que vá além de estudar Português, Matemática, Ciências, que traga para eles o desenvolvimento de um talento”, ressalta o vice-prefeito.
O Vereador Rodrigo Lima, conhecido como Cabo Rodrigo, também acompanhou as entregas. Para ele, incentivar e investir recursos em projetos de música é imprescindível para a inclusão social por meio da educação.
“Por meio da emenda impositiva, na qual indicamos para qual finalidade aquele recurso será empregado, nosso mandato achou por bem destinar uma emenda, no final de 2021, para enriquecer muito mais a banda de música da Escola Cristo Rei. Até porque é um dos projetos que, com menor custo, garante a inclusão social de jovens, crianças e adolescentes, traz um enriquecimento, uma oportunidade que poucos têm”, enfatiza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes