Gestão: Força-tarefa entre prefeitura e governo para ajudar desabrigados pelas cheias dos rios
Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Tião Miranda e o governador Helder Barbalho estiveram nos abrigos, verificando os impactos das enchentes anuais dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os governantes realizam uma força-tarefa entre Estado, Prefeitura e Exército para atender às famílias desalojadas.
“A parceria é fundamental. É a soma dos esforços do Estado e do Município para atender essas pessoas que passam por uma situação complicada de enchente, desabrigadas. São as pessoas mais humildes que moram nas baixadas e esse apoio por parte do governador tem vindo desde que assumiu, porque com a soma dos esforços é que podemos atender a comunidade melhor”, comenta o Prefeito Tião Miranda.
Até quarta, 680 famílias foram direcionadas aos abrigos públicos construídos pela Prefeitura de Marabá e distribuídos em todos os bairros da cidade. 700 abrigos estão em processo de construção. Somente na quinta-feira foram 150 abrigos na laje da Folha 33, com banheiros químicos e energia. Agentes patrimoniais e Guarda Municipal garantem a segurança das famílias.
De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, somente o Rio Tocantins está 11 metros e 46 centímetros acima do nível normal. Os rios subiram em média 25 centímetros por dia. Segundo a Defesa Civil Estadual, Marabá tem 14 pontos de alagamento com 1.600 famílias atingidas.
Acompanhados por técnicos da Defesa Civil e autoridades locais, o governador também realizou a entrega de cestas de alimentos para famílias atingidas pelas cheias.
Ele também anunciou um salário mínimo, através do Programa Recomeçar, para os atingidos pela enchente. “Uma unidade móvel do Corpo de Bombeiros já está em Marabá, fazendo cadastramento dessas famílias, para que possamos assegurar o acesso ao Programa Recomeçar, onde cada família pode receber um salário mínimo para garantir a aquisição de bens e materiais perdidos”, complementa.
Para emergências, a Defesa Civil Municipal atende pelo o telefone (94) 99173-7173.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Sara Lopes