Gestão: Gabinete do Prefeito avalia 2018 e destaca perspectivas para 2019
“Estamos com a Prefeitura enxuta e preparada para 2019″- chefe de Gabinete Walmor Costa.
Walmor Costa, administrador de empresas e pós-graduado em marketing político e gestão de pessoas, é o chefe de gabinete da Prefeitura de Marabá. Ele integra um setor estratégico da gestão pública, já que trabalha com as demandas do executivo, secretarias e público. Nesta entrevista Walmor faz uma avaliação positiva de 2018, ressalta o trabalho das secretarias e afirma que a prefeitura está preparada para os desafios de 2019.
Secom: Qual a avaliação do senhor em relação ao ano de 2018 tendo em vista que a chefia de gabinete é um setor tecnicamente mais próximo do gestor municipal e que faz um trabalho direto com as secretarias e com a população?
Walmor Costa: Acredito que foi um ano bastante proveitoso, a gente percebe quando anda pela cidade e vê as pessoas felizes. Acontece muito de as pessoas virem no gabinete agradecer, como por exemplo, no caso das cirurgias eletivas que, salvo engano, foram mais de 5.000 cirurgias, e várias pessoas, que estavam na fila de espera a anos, vieram agradecer. Eu acho isso uma iniciativa muito boa, ainda mais nessa época que os políticos não estão tão bem avaliados. Nas redes sociais também o feedback é altamente positivo, se você ver que as pessoas espontaneamente estão contentes com a gestão, e isso é fruto do trabalho do prefeito Tião Miranda que vem trabalhando incansavelmente. Hoje todas as áreas estão bem estruturadas e com uma boa gestão. Além das secretarias, vale ressaltar o excelente trabalho feito pela Defesa Civil, PROCON e o SINE que são órgãos ligados ao gabinete.
Secom: Como vem sendo realizado esse trabalho com o público?
Walmor Costa: Sim, a gente recebe diariamente uma média de 30 a 40 pessoas com os mais diversos pedidos. É até engraçado porque, às vezes, as pessoas vêm aqui achando que o gabinete resolve tudo, e na realidade, não é isso, quando uma secretaria diz que não pode atender a população é porque são coisas técnicas e as pessoas confundem muito o público como privado, algo público é exclusivo para o público.
Secom: 2018 foi um ano de muitos desafios na administração municipal, como o senhor avalia que poderá ser o ano de 2019?
Walmor Costa: Acredito que 2019 vai ser um ano muito melhor do nosso governo porque estamos com a prefeitura enxuta, com um gestor técnico experiente como é o prefeito Tião Miranda e uma equipe mais preparada para enfrentar os desafios. Lembrando que já atravessamos outros desafios e passamos 2017 para 2018 com um número mínimo de problemas possíveis. Em 2019 teremos um poder de investimento melhor. Para o prefeito o equilíbrio financeiro é tudo, algo que ele não abre mão, o que tem gerado resultados positivos. Temos visto a população contente porque há um gerenciamento melhor e maior transparente dos recursos.