Gestão: DMTU recebe coletes balísticos, produtores rurais ganham títulos definitivos e agência do Igeprev é entregue na cidade
Ontem, 26, a Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional recebeu 113 coletes balísticos do Governo do Estado. A cerimônia de entrega aconteceu no início da noite, na quadra da escola Anísio Teixeira com a presença do prefeito Sebastião Miranda e do governador Helder Barbalho. A ação mostra a integração entre os governos em prol da segurança pública. Durante a visita, os gestores participaram também da entrega de títulos de regularização fundiária a pequenos produtores e da nova agência do Igeprev.
“Esse colete é mais um equipamento que vem do Estado. Já vieram outros equipamentos, como os 75 coletes para Guarda Municipal, no ano passado. Nós temos uma capilaridade maior, 112 agentes preparados, treinados. Todos já têm colete e talonário eletrônico, mas esse equipamento vem para melhorar ainda mais a segurança dos nossos agentes. E temos mais agentes para entrar e que este equipamento vai servir. Um bem pra nós. Vamos continuar trabalhando com esse fortalecimento da integração que é importante para Marabá”, enfatiza Jair Guimarães, secretário da SMSI.
O secretário ainda enfatiza a parceria entre Prefeitura e Estado que ressalta ter resultados importantes e visíveis. Exemplo disso, é a redução de ocupação de leitos por vítimas de acidentes e violência no trânsito, nos hospitais de Marabá.
“Só para ter uma ideia, em 2017, a ocupação de leitos dos hospitais era 87% e aí reduzimos para 34% os leitos ocupados por acidente, por vícios de violência. E demonstra que esse fortalecimento, integração dá certo. O DMTU tem todas as competências do Estado, faz autuação do Estado, faz autuação no DMTU. E vamos continuar trabalhando com esse fortalecimento da integração que é importante para Marabá”, destaca.
O governador Hélder Barbalho reforçou a importância de fortalecer os órgãos de segurança no Estado.
“Vamos continuar avançando, trabalhando pela segurança pública, na parceria com o Departamento de Trânsito aqui, com os coletes balísticos. Portanto, avançando naquilo que eu sempre disse ao povo de Marabá e ao povo do Pará, fazendo um governo presente que trabalhe”, disse o governador sobre a política de segurança pública.
O agente Emanuel da Cruz, trabalha há 18 anos no DMTU e está satisfeito com o recebimento do EPI.
“É um equipamento de suma importância pra que a gente possa exercer a nossa atividade no dia a dia, com mais segurança. É um EPI que vem em boa hora e a gente fica muito feliz em receber esse material. A gente já usa esse colete, pago pela Prefeitura Municipal e agora está sendo renovado esse material, bem versátil, leve e a vestimenta ficou muito boa”, observa o agente.
Entrega de títulos a produtores rurais
Na política da regularização fundiária, o Governo do Estado, por meio Instituto de Terras do Pará (Iterpa), entregou mais um lote de títulos definitivos a produtores rurais no município. Desta vez foram 40, e um deles foi de seu Antônio Batista de Souza, da região da Vila União. Segundo ele, foram sete anos de espera. Batista é criador de animais, mas também faz plantio para sustento próprio.
“É muito bom. A gente precisa ter porque é mais um documento que temos de ter em mãos. E agora eu vou registrar, fazer um documento mais legalizado do que eu tinha. Eu agradeço muito ao governo, a todo o pessoal de Marabá porque nós somos do município de Marabá”, disse o produtor rural.
Servidores do Estado agora contam agência da IGEPREV em Marabá
Outra pauta contemplada pela visita do governador foi a inauguração da agência do Instituto de Gestão Previdenciária (IGEPREV), localizada na Avenida Tocantins, em frente ao SESI, em Novo Horizonte. O prefeito Tião Miranda compareceu ao evento. A nova agência, a sexta no estado, vai atender cerca de 1.300 assegurados da Região Carajás. Além de Marabá, os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
“A agência vem descentralizar os serviços, pra ficar mais próximo do servidor beneficiário, diminuindo a distância, esse lapso, entre o serviço público, servidor público, o instituto e o serviço prestado por ele. Hoje o servidor pode vir ao instituto e ter os mesmos serviços que são prestados em Belém”, ressalta Giussepp Mendes, presidente do instituto.
De acordo com Edivaldo Pinto, coordenador da Igeprev local, o serviço passará a funcionar na próxima segunda-feira, 31 de outubro.
“Uma agência super moderna que vai atender toda a região do Carajás que realmente vai dar um up na vida das pessoas aqui, no nosso pensionista, beneficiários. O funcionamento será das 08h às 15h, para o atendimento ao público”, informa o coordenador.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Secom