Gestão: Prefeito Tião Miranda reúne com servidores e apresenta proposta de valor do vale-alimentação (Atualização)
Também foram discutidas outras pautas dos servidores como pagamento do retroativo aos servidores da Educação e a carga horária de 30 horas
Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, recebeu representantes de servidores públicos municipais em seu gabinete, na Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
Entre os temas discutidos e de interesse da categoria, estava o reajuste do vale-alimentação. Na ocasião, a gestão municipal apresentou a proposta do valor de R$ 420 reais para o vale-alimentação, o que representa um reajuste de 40%.
A proposta apresentada também contemplou o pagamento retroativo da diferença entre a nova proposta e o valor atual no valor de R$120 reais.
“Uma das maiores reivindicações deles é a questão do vale-alimentação. O vale-alimentação, quando assumimos o governo, era 224 reais. No início de 2021, reajustamos 33,92%, passando o valor para 300 reais. Agora, após uma longa negociação chegamos a 420, reajustando assim em 40%. O valor total do reajuste em nossa gestão é de 87,5%, ficando 36,75% acima da inflação acumulada do período. E ainda, iremos estender esse vale-alimentação para todos os servidores, inclusive os contratados e comissionados”, ressalta o prefeito Sebastião Miranda.
O prefeito ratificou que todos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são destinados para o pagamento da folha da Educação. No entanto, a gestão fará estudos e novas reuniões com a categoria para verificar se há possibilidade de conceder algum tipo de reajuste para a categoria dos professores.
“A prefeitura tem um orçamento e tem que cumprir esse orçamento. Há o orçamento da Educação, da Saúde, Obras, Limpeza Pública, Esporte, Turismo, Cultura e a gente vai negociando. O importante é isso, chegar em uma negociação que a gente possa cumprir”, finaliza o prefeito.
Em relação às outras pautas, a gestão municipal informa que já está em fase final o estudo de viabilidade do pagamento retroativo do piso para os servidores da educação. Além disso, o estudo de viabilidade da carga horária semanal de 30 horas está em andamento, assim como o estudo sobre o reajuste de 33,24% para os professores.
Assembleia
Em assembleia realizada na última sexta-feira, os servidores optaram por continuar as negociações com a gestão municipal. Segundo Walter Leal, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Servimmar), os diálogos seguirão. “Nossa expectativa é que o prefeito marque uma nova reunião para apresentar uma proposta para a categoria”, pontua.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento