Gestão: Prefeitura e Governo do Estado assinam convênio para construção da 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas
Com a assinatura do convênio o próximo passo é o projeto executivo, que será entregue em setembro, para então iniciar a licitação da obra.
A cerimônia de assinatura do convênio para a construção da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas foi realizada na noite desta quarta-feira, (11), no Carajás Centro de Convenções com a presença do governador do Estado Hélder Barbalho, do prefeito de Marabá Tião Miranda e vários representantes políticos e da sociedade civil.
A ponte será em concreto armado medindo 518,5 metros de extensão e ligará os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, das proximidades do 4º Batalhão de Polícia Militar, na Folha 33, até o Bairro Filadélfia, no Núcleo Cidade Nova. A obra está orçada em 93 milhões de reais, sendo que a parceria do Governo do Estado é de 50 milhões, dos quais 25 milhões já foram depositados nos cofres municipais. O projeto prevê ainda o prolongamento e pavimentação da Avenida 2000 e de ruas do entorno, beneficiando e valorizando casas e lotes de mais de 50 mil moradores dos bairros Filadélfia, São Miguel da Conquista, Folha 33 e Folha 35.
Agradecendo a parceria com o Governo do Estado e com Câmara Municipal de Marabá, o prefeito Tião Miranda destacou a importância da obra que dará maior trafegabilidade e mobilidade no município. O gestor ressaltou ainda o grande fluxo de veículos na cidade, uma média de 35 mil veículos por dia. A construção da terceira ponte, que contribuirá para o desenvolvimento local, é a continuação de um projeto do prefeito Tião Miranda iniciado na época da duplicação da Transamazônica, em 2007.
“A cidade vai crescendo e vemos a necessidade dessa terceira ponte. Uma ponte mais moderna, bonita, estaiada. Já fizemos o projeto básico para ter noção de preço, fizemos sondagem e o projeto executivo é pra ser entregue em setembro. Então já fizemos todo o levantamento para desapropriações, não é muita gente, mas nós sabemos que vai ter dificuldades. Nós já demos vários passos grandes, viabilizamos a parte financeira. Vamos agilizar ao máximo a licitação para o início da obra”, pontuou.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, trabalhou diretamente na articulação da parceria entre município e Governo do Estado. “É uma obra de suma importância que leva Marabá para um outro patamar, já pensando no futuro, nós já temos grandes problemas na nossa rodovia, e, pensando nessa distribuição do fluxo de trânsito, essa terceira ponte veio em excelente hora para melhorar a vida do cidadão”, afirmou.
A parceria entre Governo e município vai garantir ainda mais desenvolvimento para a região declarou o governador Helder Barbalho. “O incremento de veículos, já faz Marabá ser a terceira maior frota de veículos do nosso Estado, e quando cresce a população é fundamental que a cidade seja pensada nessa expansão. Certamente, hoje a necessidade de novas vias, novas rotas de acessibilidade para a população são decisivas para o bem-estar e qualidade de vida do povo de Marabá”, disse o governador.
Repercussão
Para João Chamon Neto, secretário regional do Estado, o momento é histórico. “Festejamos uma consolidação de uma parceria muito importante entre Governo e Prefeitura de Marabá. E o que é mais importante é que o Governo já depositou 25 milhões na conta da Prefeitura”, ressalta o secretário de estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Chicão, esteve entre os parlamentares que prestigiaram o evento. “Essa é uma obra que vai ajudar o tráfego no município de Marabá, e ajudando o tráfego vai ajudar a vida das pessoas, dando mais mobilidade, rapidez de deslocamento, as pessoas vão passar menos tempo dentro de um carro e isso vai facilitar. É uma obra fundamental para dar dignidade as pessoas”, comentou.
O deputado marabaense Dirceu Ten Caten observa que a construção da ponte acompanha o crescimento demográfico e econômico do município. “Cada um tá fazendo o esforço de aportar valores significativos que vão viabilizar esse grande projeto estruturante da nossa cidade que vai dar vazão para o fluxo de carro que cresce muito na nossa cidade”, pondera o deputado.
João Tatagiba, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), avalia a parceria como um processo de desenvolvimento para o município. “Nós estamos vendo a assinatura de um convênio pra um projeto que vai desenvolver de forma exponencial Marabá, e o mais importante sem coloração partidária, vejo isso como maturidade dos nossos representantes, fico feliz porque isso também é desenvolvimento. O setor produtivo está dando um passo importante junto a esse desenvolvimento que está sendo provocado pelos nossos representantes”, disse.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Paulo Sérgio / Jordão Nunes