Gestão: Prefeitura entrega veículos para a Atenção Básica de Saúde e Banco de Leite

0

Os veículos foram entregues nesta sexta-feira, 17, em cerimônia na frente da sede da Prefeitura. As duas vans, adaptadas com acessibilidade, têm capacidade para oito passageiros e mais um cadeirante. Elas foram adquiridas via Ministério da Saúde e são destinadas ao transporte de pacientes da Atenção Básica de Saúde. O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil também ganhou um carro da marca Uno Móbile, a partir de uma emenda parlamentar.

 

 

 

 

 

 

O Secretário de Saúde Luciano Dias explica que Marabá se credenciou para receber as duas vans a fim de melhorar a comodidade das pessoas que precisam de tratamento e de pacientes idosos como os que vivem no Lar de Idosos, instituição mantida pela prefeitura. Ele destaca que melhorar a Atenção Básica é um dos compromissos da gestão.

“Esse é um dever de toda a administração, focar na Atenção Básica porque o nome já diz tudo. É a atenção primária ao cidadão, é preventiva inclusive com todo o trabalho que é realizado com os agentes comunitários de saúde, nas UBS’s, isso cada vez mais tem um olhar especial da administração. Essa entrega aqui fortalece ainda mais esse trabalho”, concluiu.

A diretora do HMI Alcileia Tartaglia enfatizou que a entrega desse veículo vai aprimorar ainda mais a coleta de leite humano. Ela esclarece que o Banco de Leite, que já recebeu dois selos de Ouro pela Unicef, faz também atendimento com orientação às mãezinhas que têm dificuldades de amamentar. “É um grande presente. Nós fazemos a rota duas vezes por semana, então é de supra necessidade para que possamos arrecadar o leite nas residências das mães cadastradas. Quem quiser doar frascos ou leite pode comparecer ao HMI. Também orientamos as mãezinhas que não conseguem fazer a amamentação, sempre buscando a humanização tanto no banco de leite quanto no próprio HMI com o parto humanizado”, ressaltou.

Os veículos são mais uma melhoria entre tantas que a saúde tem ganhado ao longo desses dois anos de gestão. O prefeito Tião Miranda enumerou que há vários projetos para estruturar ainda mais a saúde de Marabá. Ele pontuou também que Marabá funciona como um grande ‘pronto socorro regional’, recebendo pacientes de 22 municípios, cidades que não têm hospitais.

“Aos poucos a gente está dando condições para a saúde, vamos comprar mais ambulâncias, comprar mais equipamentos, estamos reformando postos, ampliando o HMM com a construção da lavanderia. Temos projetos para cada dia estruturar mais a secretaria de saúde. A saúde é uma pasta complicada em qualquer lugar do mundo.  O grande problema é a demanda, um município polo como Marabá absorve os problemas de 22 municípios. Aqui termina sendo um pronto socorro regional. A gente avançou muito e vamos avançar ainda muito mais”, declarou o prefeito.

 

 

 

 

 

 

Avanços confirmados pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Monalisa Miranda, que compareceu à cerimônia. “Certamente é um grande avanço, principalmente quando se trata de Atenção Básica,  que é a nossa principal bandeira de estruturação porque possibilita diminuir outros problemas. Para a gente é muito importante a entrega desses veículos. A gente vai ter grandes mudanças na nossa saúde, melhorias no HMI e no HMM. Aos poucos a gente está trabalhando, dentro das nossas possibilidades, para que a saúde de Marabá ganhe um corpo beneficiando a população”, confirmou.

Veja mais

Banco de Leite do HMI é credenciado em Rede Brasileira

Prefeitura entrega duas ambulâncias para HMM e HMI

Educação, Segurança e Saúde do município ganham reforço de novos veículos

 

 

Texto: Kélia Santos

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X